Vaticano tem primeira missa de Natal celebrada pelo Papa Leão XIV; assista

Primeiro pontífice norte-americano da história aproveitou a cerimônia para fazer apelo por paz “desarmada”; agenda rompe hiato de 31 anos na Missa do Dia de Natal

O papa Leão XIV celebra nesta quarta-feira (24) a sua primeira Missa do Galo à frente da Igreja Católica, na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A cerimônia marca o primeiro Natal do pontífice desde sua eleição, em maio deste ano, e abriu oficialmente as celebrações natalinas no Vaticano.

A missa começou às 22h no horário local (18h em Brasília), retomando um horário intermediário entre a tradição da meia-noite e as alterações adotadas por seus antecessores. Até 2009, a Missa do Galo era celebrada à meia-noite. Bento XVI antecipou a cerimônia, e Francisco manteve horários mais cedo nos últimos anos, em razão da pandemia de covid-19 e de seus problemas de saúde.

Mudanças no cronograma

Segundo o Vaticano, a decisão de Leão XIV busca equilibrar o simbolismo histórico da celebração com questões práticas. Eleito papa em 8 de maio, o pontífice conduz pela primeira vez a programação completa de fim de ano da Santa Sé.

Além da Missa do Galo, Leão XIV também presidirá a missa do dia de Natal nesta quinta-feira (25), às 6h (horário de Brasília), algo que não ocorria desde 1994, quando João Paulo II comandou a cerimônia. Nas últimas décadas, os papas costumavam participar apenas da bênção “Urbi et Orbi”.A tradicional bênção será concedida ao meio-dia no horário local (8h de Brasília), da sacada central da Basílica de São Pedro, seguida de uma mensagem do papa ao mundo.

Apelo pela paz

Antes do início das celebrações, Leão XIV voltou a pedir uma trégua global no Natal. O papa fez um apelo às “pessoas de boa vontade” para que haja, ao menos neste período, um esforço concreto em favor da paz, que definiu como “desarmada e desarmante”.

A celebração contou com a participação simbólica de crianças de países como Coreia do Sul, Índia, Moçambique, Paraguai, Polônia e Ucrânia, que acompanharam o papa na procissão até o presépio montado na basílica.

Agenda de fim de ano

A programação do pontífice segue até o início de 2026. No dia 31 de dezembro, Leão XIV presidirá a celebração das Primeiras Vésperas e a bênção Te Deum, com agradecimentos pelo ano que termina. Em 1º de janeiro, ele celebrará a missa do 59º Dia Mundial da Paz, também na Basílica de São Pedro.

Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost, tem 70 anos e é o primeiro papa norte-americano da história da Igreja Católica.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading