Ubá confirma 1ª morte por leptospirose após enchentes em Minas

Secretaria de Saúde investiga outros 41 casos suspeitos após fortes chuvas na Zona da Mata. Saiba como identificar os sintomas da doença

A secretaria de Saúde de Ubá, na Zona da Mata mineira, confirmou nesta quarta-feira (11) a primeira morte por leptospirose no município após as tempestades de fevereiro. A vítima é uma mulher, com idade entre 30 e 35 anos.

O cenário epidemiológico na cidade é de alerta: 41 casos suspeitos estão sob investigação. As amostras biológicas foram enviadas para análise na Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.

Riscos e Prevenção

A doença é transmitida pelo contato com água ou lama contaminadas pela urina de ratos, exposição frequente em períodos pós-enchente. As autoridades orientam que a população procure uma unidade de saúde imediatamente ao apresentar: Febre e dor de cabeça, dor intensa no corpo (principalmente nas panturrilhas), náuseas e vômitos.

Contexto das chuvas

O final de fevereiro foi devastador para a região. Ao todo, a Zona da Mata registrou 72 mortes decorrentes de deslizamentos e transbordamentos, sendo 65 em Juiz de Fora e sete em Ubá, além de deixar milhares de desabrigados.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading