TSE mantém multa aplicada a Flávio Bolsonaro e Bia Kicis por divulgação de fake news durante campanha presidencial

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a multa de R$ 30 mil imposta ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), à deputada federal Bia Kicis (PL-DF) e ao ex-deputado federal Fábio Salustino Mesquita, conhecido como Fábio Faria, por divulgar informação falsa ou enganosa. A decisão foi tomada pela maioria dos ministros da corte eleitoral.   Os políticos divulgaram…

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu manter a multa de R$ 30 mil imposta ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), à deputada federal Bia Kicis (PL-DF) e ao ex-deputado federal Fábio Salustino Mesquita, conhecido como Fábio Faria, por divulgar informação falsa ou enganosa. A decisão foi tomada pela maioria dos ministros da corte eleitoral.  

Os políticos divulgaram um vídeo editado nas suas redes sociais em que Luiz Inácio Lula da Silva, então candidato à Presidência da República, criticava a forma com que Jair Bolsonaro (PL) media o desemprego no país. Nas imagens, o petista seria contra o Microempreendedor Individual (MEI) porque não pagaria imposto sindical.

O ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE e relator do caso na Corte, considerou que o conteúdo em questão seria irregular e causaria a desinformação dos usuários. Além disso, o magistrado determinou o pagamento de multa.

Seguiram o voto de Moraes para manter a condenação os ministros André Ramos Tavares, Floriano Marques, Cármen Lúcia e Benedito Gonçalves. Raul Araújo e Kassio Nunes Marques divergiram do entendimento do relator.

Para o ministro Araújo, as propagandas impugnadas se mantiveram “nos limites da liberdade de expressão” e sem “descontextualização grave da fala do candidato, a ponto de alterar o conteúdo”.

Com informações do Metrópoles.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading