O líder do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, João Pedro Stédile, expressou apoio à declaração do presidente Lula (PT) sobre a postura do governo de Israel na guerra que o país promove contra o Hamas e que tem gerado controvérsia.
Durante uma coletiva de imprensa na Etiópia, Lula comparou a situação em Gaza, que ele descreveu como ‘genocídio’, ao extermínio de judeus pelo governo nazista de Adolf Hitler na Alemanha. “A situação na Faixa de Gaza não tem paralelo em nenhum outro momento histórico, exceto quando Hitler decidiu exterminar os judeus”, afirmou Lula. A declaração provocou indignação e até mesmo um pedido de impeachment apresentado por parlamentares da oposição.
Hoje Israel declarou Lula como ‘persona non grata’, indicando que ele não seria mais bem-vindo em território israelense até que se retratasse. No entanto, para Stédile, a fala do ex-presidente foi um ato de bravura.
– Elogio a coragem de nosso presidente por comparar as ações dos sionistas em Gaza com o nazismo. É um genocídio injustificável perpetrado pelo governo de direita de Israel, envergonhando a comunidade judaica global – escreveu o líder do MST em sua conta no X (antigo Twitter). Stédile também sugeriu que o Brasil retire seu embaixador de Tel Aviv, a capital de Israel.
Com informações de O Globo.





