Sobre para treze o número de mortos na chacina do Guarujá

Subiu para 13 o número oficialmente confirmado de pessoas mortas na Baixada Santista durante a ação policial que se sucedeu ao assassinato de um soldado da Rota na última quinta-feira (27) no Guarujá (SP). Moradores denunciaram casos de tortura e ameaças por parte dos policiais. A atualização foi divulgada no começo da tarde de hoje.…

Subiu para 13 o número oficialmente confirmado de pessoas mortas na Baixada Santista durante a ação policial que se sucedeu ao assassinato de um soldado da Rota na última quinta-feira (27) no Guarujá (SP). Moradores denunciaram casos de tortura e ameaças por parte dos policiais.

A atualização foi divulgada no começo da tarde de hoje. Mais cedo, a SSP havia informado 12 mortes. Imagens das câmeras de segurança serão anexadas aos inquéritos, diz SSP, e ficarão disponíveis para “consulta irrestrita pelo Ministério Público, Poder Judiciário e a Corregedoria da PM”.

Em nota, Secretaria da Segurança Pública de São Paulo afirma que 32 pessoas já foram presas e 11 armas foram apreendidas na investigação sobre a morte do soldado da Rota, e que os mortos teria entrado “em confronto” com a polícia:

A Operação Escudo para repressão ao tráfico de drogas e ao crime organizado segue em curso na Baixada Santista. 32 suspeitos já foram presos e 20,3 quilos de drogas e 11 armas apreendidas. Treze suspeitos morreram ao entrarem em confronto com as forças de segurança desde o início da operação. Por determinação da SSP, todos os casos são investigados pela Divisão Especializada de Investigações Criminais (DEIC) de Santos e pela Polícia Militar por meio de Inquérito Policial Militar (IPM). As imagens das câmeras corporais serão anexadas aos inquéritos em curso e estão disponíveis para consulta irrestrita pelo Ministério Público, Poder Judiciário e a Corregedoria da PM.”

A Ouvidoria da Polícia Militar de São Paulo apura a ocorrência de 19 mortes no total no Guarujá, ainda sem confirmação. Apesar da quantidade de mortes, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), e o seu secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite, disseram que não houve “excesso” da força policial na operação da PM.

Com informações do UOL.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading