Um ambulante senegalês morreu após ser baleado durante uma confusão com a Polícia Militar em uma abordagem na tarde desta sexta-feira (11) na Rua Joaquim Nabuco, no Brás, Centro da capital paulista. Após a morte, comerciantes fizeram manifestação e foram dispersados com bombas de gás de pimenta.
Um vídeo enviado ao g1 e TV Globo mostra o ambulante tentando impedir os policiais de levarem um carrinho com mercadorias. Nas imagens, é possível ver que um dos policiais o agrediu com cassetete e ele reagiu com uma barra de ferro (assista acima).
Na sequência, um policial apontou uma arma de fogo na direção do ambulante. No vídeo, é possível ouvir barulho semelhante a um disparo.
A gravação também mostra que o vendedor ainda correu dos policiais e tentou proteger a mercadoria novamente.
Um primo do vendedor informou que a vítima estava almoçando, quando viu a PM e equipes da prefeitura recolhendo mercadorias de uma idosa. Ele entrou em confronto com os agentes, quando acabou sendo atingido por um disparo.
“Ele não trabalhou hoje, estava aqui do lado almoçando. A polícia pegou [mercadoria] de uma senhora colega dele que trabalha aqui e aí ele foi ajudar a senhora pra não perder mercadoria. Tinha confusão e o policial matou ele”, afirmou Mamadou Tiam.
De acordo com a Polícia Militar, equipes apoiavam a prefeitura na fiscalização dos ambulantes, e o senegalês agrediu um PM com uma barra de ferro. Na sequência, o vendedor foi baleado.
O senegalês foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública disse que a Polícia Militar instaurou inquérito e afastou das atividades operacionais o agente envolvido na morte do ambulante. A barra utilizada na agressão foi apreendida, assim como a arma do agente.
A ocorrência foi registrada no 8º Distrito Policial como morte decorrente de intervenção policial e tentativa de homicídio. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Ambulante foi baleado por um policial militar durante confusão em uma abordagem na tarde desta sexta-feira (11) na rua Joaquim Nabuco, no Brás, — Foto: Arquivo Pessoal

Ambulante é baleado durante confusão em abordagem no Brás, Centro de SP — Foto: Arquivo Pessoal
Veja o vídeo, ATENÇÃO IMAGENS FORTES





