A Casa Firjan, em Botafogo, inaugura nesta sexta-feira (30) a exposição “Trabalhadores”, a primeira mostra dedicada ao fotógrafo Sebastião Salgado na cidade após seu falecimento, em 23 de maio.
A exposição reúne 149 imagens em preto e branco capturadas entre 1986 e 1992, que integram o livro “Trabalhadores”, lançado pelo próprio Salgado. As fotografias registram homens e mulheres em diversos ofícios e cenários de trabalho espalhados pelo planeta, enfatizando a força, a dignidade e a resistência presentes nas ações cotidianas do ser humano.
Segundo a organização, a mostra convida o público a refletir sobre o significado do trabalho em um mundo marcado por rápidas transformações sociais e econômicas, informa o g1.


Em comunicado, a Casa Firjan ressaltou o impacto da morte do fotógrafo, destacando que a exposição “ganha um significado ainda mais profundo: uma homenagem a esse grande homem, profissional e ativista que deixou um legado incomparável para a arte e para a consciência social”. A curadoria e o design da exposição são assinados por Lélia Wanick Salgado, esposa e colaboradora de longa data do artista.
Entre as imagens em exibição estão cenas icônicas, como a extração manual de ouro na Serra Pelada, no Brasil, a pesca do atum na Itália e o trabalho no carvão na Índia, que retratam a dimensão global e multicultural do labor humano. A sensibilidade e o olhar apurado de Sebastião Salgado traduzem, nestas fotos, as histórias de trabalhadores anônimos que, em meio a condições muitas vezes duras, mantêm viva a esperança e a perseverança.

A mostra “Trabalhadores” ficará aberta ao público até 21 de setembro de 2025, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h30, na Casa Firjan (Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo). A entrada é gratuita.





Você precisa fazer login para comentar.