Ao discursar nesta terça-feira (12), no lançamento de cem novos institutos federais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva enfatizou o papel crucial da educação, especialmente para as mulheres.
Para Lula, proporcionar uma educação de qualidade para as mulheres é fundamental, pois isso lhes confere mais liberdade. “O que é importante é ter uma profissão e andar de cabeça erguida na rua, porque mulher não é inferior a nenhum homem. Elas têm muito mais coragem do que o homem”, declarou o ex-presidente, em cerimônia no Palácio do Planalto, em Brasília.
O ex-presidente também mencionou o programa “pé-de-meia”, que oferecerá R$ 2 mil por ano a alunos de baixa renda, visando garantir que os filhos dos trabalhadores tenham as mesmas oportunidades que os filhos da elite. “Eu quero que os filhos dos trabalhadores tenham aquilo que os filhos da elite têm. Quero que a menina da periferia possa ser médica, enfermeira, filósofa, o que ela quiser”, enfatizou.
Ao anunciar o objetivo ambicioso de construir um total de 1000 institutos federais em todo o país, Lula reforçou o compromisso com uma educação de primeira classe. “Nossos 1000 gols vão ser construir 1000 institutos federais nesse país”, afirmou.
Além disso, Lula criticou a ideia de que investir em educação é um gasto, destacando que é, na verdade, o mais importante investimento. “Por isso eu proibi falar que dinheiro de educação é gasto. Dinheiro de educação é o mais importante investimento. Gasto é dinheiro em cadeia”, ressaltou.
Lula também criticou os altos gastos internacionais em armamentos enquanto milhões de pessoas passam fome, defendendo a importância da fraternidade e solidariedade entre as nações. “Essa falta de fraternidade criou gente raivosa. Quero um mundo de gente simpática e fraterna”, afirmou.
O governo federal anunciou a criação de 100 novos campi de institutos federais em todo o país, abrindo 140 mil novas vagas de ensino. Serão investidos R$ 2,5 bilhões para a construção das novas unidades por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).
Além disso, está previsto um investimento de R$ 1,4 bilhão para a consolidação das unidades já existentes, com a construção de infraestrutura adequada e aquisição de equipamentos. Atualmente, a rede federal conta com 656 unidades em todo o país.
Com informações de Brasil 247





