PT, PDT e PSB reafirmam apoio e reconhecem o direito de Eduardo Paes conduzir a escolha do vice

Os líderes das siglas presentes ao almoço no Palácio da Cidade se colocaram também à disposição do alcaide  para compor a chapa com a indicação de um nome do campo político que representam

RICARDO BRUNO

O prefeito Eduardo Paes se reuniu nesta segunda-feira com os representantes dos principais partidos de sua provável aliança para a reeleição. PT, PCdoB, PDT, PSB e Solidariedade reafirmaram o compromisso de apoiá-lo e reconheceram a prerrogativa do mandatário de conduzir a definição do nome do vice.

Os líderes das siglas presentes ao almoço no Palácio da Cidade se colocaram também à disposição do alcaide  para compor a chapa com a indicação de um nome do campo político que representam.

Em nota após a reunião, as agremiações parceiras admitiram seguir com Paes sem a exigência explícita de participação na chapa. Não chegaram a dar um cheque em branco ao prefeito mas também não esticaram a corda no embate pela indicação do vice.

O documento síntese do encontro cita a manifestação de Eduardo Paes de abrir o palanque para Lula em 2026 no Rio. Este talvez tenha sido o mais forte argumento para o convencimento dos aliados. Eduardo Paes sabe que o Rio será estratégico para o petista  na sucessão presidencial e joga com esse trunfo para avançar na composição de uma chapa puro-sangue.

 O prefeito trabalha com dois nomes: o fiel escudeiro Pedro Paulo e o ex-chefe da Casa Civil Eduardo Cavalieri. Pedro conjuga dois predicados fortes: é historicamente parceiro mas também transita com desenvoltura na “política” fluminense.

Estiveram presentes a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann; o presidente regional João Maurício; o mandachuva do PDT, ministro Carlos Lupi; o presidente do PSB, Carlos Siqueira, e o deputado Áureo, do Solidariedade.

Leia a íntegra da nota:

Em almoço hoje com o prefeito Eduardo Paes, PT, PCdoB, PV, PDT, PSB e SOLIDARIEDADE reafirmaram apoio a sua candidatura a reeleição, apresentando disposição para compor a chapa com a indicação de um nome deste campo político para vice prefeitura, cabendo ao prefeito conduzir a definição em diálogo com todas as forças políticas de sua aliança. O prefeito, por outro lado, reafirmou seu compromisso na construção do campo político para 2026, em torno do projeto democrático e progressista conduzido pelo presidente Lula no Brasil.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading