PT aciona TSE contra Flávio Bolsonaro por vídeos com IA

Federação Brasil da Esperança acusa senador e integrantes do PL de campanha antecipada negativa após publicações que atacam Lula com imagens manipuladas

Os partidos PT, PV e PCdoB protocolaram nesta sexta-feira (20) uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e outros integrantes do PL por publicações nas redes sociais feitas com uso de inteligência artificial (IA). Os vídeos criticam um desfile de Carnaval no Rio de Janeiro que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A ação foi apresentada pela Federação Brasil da Esperança, que reúne as três siglas. O grupo acusa os adversários de promoverem campanha eleitoral antecipada negativa e pede que o TSE determine a retirada imediata dos conteúdos do ar.

O que mostram os vídeos

As peças publicadas nas redes sociais exibem imagens geradas por IA que retratam Lula e a primeira-dama, Janja, usando roupas de presidiários em uma cela. Em um dos trechos, aparece a expressão “Bloco do Luladrão”.

Além de Flávio Bolsonaro, os vídeos foram divulgados pelo perfil oficial do PL e pelos deputados Bia Kicis (PL-DF) e Marcos Rogério (PL-RO).

Os conteúdos também incluem uma paródia de samba-enredo com críticas ao presidente e a integrantes do governo. Imagens manipuladas dos ministros Fernando Haddad (Fazenda) e Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) também aparecem nas publicações. Entre as acusações citadas está a suposta “taxação do Pix”, informação já desmentida anteriormente pelo governo.

Argumentos apresentados ao TSE

Na representação enviada ao tribunal, a federação afirma que houve uso de imagens manipuladas para atacar a honra e a imagem do presidente, com divulgação de fatos considerados inverídicos e potencial para influenciar negativamente o eleitorado.

O documento cita resolução do TSE que proíbe propaganda eleitoral com conteúdo que calunie, difame ou injurie qualquer pessoa.

A ação também sustenta que, mesmo em cenário de disputa política, existem limites constitucionais à liberdade de expressão quando há risco de impacto sobre o processo democrático.

Contexto da disputa

Na última segunda-feira (16), Flávio Bolsonaro declarou que também pretendia acionar o TSE contra o que chamou de “crimes do PT na Sapucaí”, em referência ao desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, que homenageou Lula no Carnaval do Rio.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading