Prefeitura fechará Aterro do Flamengo e Avenida Atlântica e proibirá estacionamento na orla da Zona Sul durante cúpula do Brics; confira as mudanças

Evento internacional que reunirá líderes do Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul no MAM provoca mudanças drásticas no transporte, lazer e funcionamento de feiras entre 4 e 7 de julho

A realização da Cúpula do Brics no Rio, marcada para 6 e 7 de julho, vai transformar a rotina da cidade com bloqueios viários, interdições em áreas turísticas, suspensão de feiras e proibição de estacionamento na orla da Zona Sul. O encontro reunirá chefes de Estado de cinco potências emergentes no Museu de Arte Moderna (MAM), exigindo um esquema de segurança reforçado e impacto direto na mobilidade urbana.


A Prefeitura do Rio divulgou nesta sexta-feira (27) o plano operacional para o evento. A programação envolve fechamento total do Aterro do Flamengo, acesso restrito à Avenida Atlântica, proibição de atividades de lazer e carga e descarga na orla, além da suspensão de diversas feiras tradicionais. Ponto facultativo e feriado também foram decretados para minimizar os efeitos no trânsito.

Principais mudanças previstas para o período de 4 a 7 de julho:

1. Fechamento do Aterro do Flamengo

Interdição total entre 12h de 5 de julho e 23h59 de 7 de julho.

Bloqueio do trecho entre o Monumento a Estácio de Sá e o Trevo dos Estudantes, próximo ao aeroporto Santos Dumont.

O MAM, sede da cúpula, está fechado ao público desde o dia 23 e só reabrirá em agosto.

2. Restrição de acesso e tráfego em Copacabana

Acesso à Avenida Atlântica será permitido apenas a moradores com comprovante de residência.

Proibição de estacionamento na orla da Zona Sul entre os dias 4 e 7 de julho.

Suspensão da carga e descarga entre o Leme e o Leblon no mesmo período.

Desvios de tráfego para a Rua Barata Ribeiro e Avenida Nossa Senhora de Copacabana.

3. Suspensão de áreas de lazer e feiras

Áreas de lazer da orla da Zona Sul e do Aterro estarão suspensas nos dias 6 e 7 de julho.

A Praia do Flamengo será fechada de 5 a 7 de julho; no dia 4, o acesso será limitado.

Estão proibidos: bicicletas, quadriciclos, patinetes, vidros, objetos cortantes, guarda-sóis e hastes de bandeiras.

Feiras suspensas:

Noturna da Av. Atlântica: de 3 a 7 de julho.

Praça do Lido: dias 5 e 6.

Cardeal Arcoverde: dia 5.

Rainha Elizabeth e Serzedelo Correia: dia 6.

4. Segurança e mobilidade

Monitoramento em tempo real pelo Centro de Operações Rio (COR).

Atuação integrada entre forças de segurança municipais, estaduais e federais.

Uso de drones, patrulhamento ostensivo e revistas nas áreas de acesso controlado.

5. Ponto facultativo e feriado

Decreto municipal institui ponto facultativo no dia 4 (quinta-feira) e feriado no dia 7 (segunda-feira).

O Governo do Estado adotou medidas semelhantes para repartições estaduais, exceto para serviços essenciais.

Setores como saúde, transporte, limpeza urbana, bares, hotéis, restaurantes e shoppings funcionarão normalmente

Temas prioritários da Cúpula do Brics

De acordo com o Itamaraty, cinco eixos guiarão os debates:

Comércio e investimentos: criação de novos meios de pagamento entre os países-membros.

Inteligência artificial: promoção de uma governança ética, inclusiva e responsável.

Clima e financiamento: aprimoramento de instrumentos de financiamento para combater as mudanças climáticas.

Saúde pública e cooperação: estímulo a projetos voltados ao Sul Global.

Fortalecimento institucional do bloco: ampliação da coordenação entre os países integrantes.

Com forte esquema de segurança e impacto no cotidiano carioca, o evento internacional se prepara para reunir as atenções do mundo no coração do Rio. A orientação das autoridades é clara: evitar as áreas mais afetadas durante os dias da cúpula.

LEIA MAIS

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading