O 3º sargento da PM Fernando Ribeiro Baraúna começa a ser julgado nesta segunda-feira (8) no 4º Tribunal do Júri do Rio. Ele é acusado de matar o feirante Pedro Henrique Morato Dantas, de 20 anos, na Penha, Zona Norte, em abril deste ano. O jovem foi atingido por tiros enquanto montava uma barraca de pastéis na Praça Panamericana.
Segundo as investigações, o militar havia acabado de sair de uma boate com a esposa, onde se envolveu em uma briga e levou uma garrafada no pescoço. A mulher teria apontado Pedro como envolvido no desentendimento, versão contestada por familiares e colegas do feirante. Para a polícia, o sargento confundiu o trabalhador com o agressor.
Testemunhas afirmaram na época que o policial, que estava de folga no momento, teria dito “não corre” ao feirante antes de atirar. O policial usou a arma da corporação. A vítima morreu no local.
Baraúna foi preso em flagrante e teve a prisão convertida em preventiva. A Delegacia de Homicídios da Capital indiciou o PM por homicídio qualificado em maio, e o Ministério Público denunciou o caso à Justiça.
Pedro era o filho mais velho de três irmãos e vivia com a família em Realengo, na Zona Oeste. Natural de Pedro de Toledo, no interior de São Paulo, ele havia retornado ao Rio em 2021. Seu corpo foi sepultado no município paulista, onde moram parentes por parte de mãe.







Deixe um comentário