O Brasil reduziu o número de pessoas em situação de pobreza e de extrema pobreza entre 2021 e 2022, segundo dados da Síntese de Indicadores Sociais, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (6/12). A pesquisa analisa as condições de vida da população brasileira em 2022, com base em indicadores de renda, trabalho, moradia e educação.
De acordo com o IBGE, o percentual de pessoas em situação de pobreza caiu de 36,7% em 2021 para 31,6% em 2022, o que representa 10,2 milhões de pessoas a menos nesse contexto. Já o percentual de pessoas em situação de extrema pobreza caiu de 9% para 5,9% no mesmo período, o que representa 6,5 milhões de pessoas a menos nessa situação. No total, 16,7 milhões de pessoas saíram da pobreza e da extrema pobreza em um ano.
Os pesquisadores consideraram como pobreza a renda de 6,85 dólares por dia (cerca de R$ 33), e extrema pobreza a renda de 2,15 dólares por dia (cerca de R$ 10). A diminuição da pobreza e da extrema pobreza ocorreu em todas as regiões do país, mas com destaque nas regiões Norte e Nordeste, que são as que mais concentram o volume de pessoas em situação vulnerável.
O IBGE também apontou que as mulheres pretas e pardas são as que mais sofrem com a pobreza e a extrema pobreza, representando mais de 70% dos pobres e extremamente pobres. Além disso, o instituto destacou que os programas sociais de transferência de renda foram essenciais para reduzir a extrema pobreza, que seria 80% maior sem os benefícios do governo.
Com informações do Metrópoles





