Palácio Tiradentes é palco da Exposição Dante…Vale, em homenagem aos 700 anos do poeta Dante Alighieri

Com as presenças do governador Cláudio Castro; do presidente do TJ, desembargador Henrique Figueira, e do Procurador-Geral de Justiça, Luciano Mattos, o presidente da Alerj, André Ceciliano, inaugurou  nesta quinta-feira a “Exposição Dante… Vale”, em homenagem aos 700 anos da morte do poeta italiano, eternizado em “A Divina Comédia”. Iniciativa do Consulado-Geral da Itália, a…

Com as presenças do governador Cláudio Castro; do presidente do TJ, desembargador Henrique Figueira, e do Procurador-Geral de Justiça, Luciano Mattos, o presidente da Alerj, André Ceciliano, inaugurou  nesta quinta-feira a “Exposição Dante… Vale”, em homenagem aos 700 anos da morte do poeta italiano, eternizado em “A Divina Comédia”. Iniciativa do Consulado-Geral da Itália, a mostra, no Palácio Tiradentes, será aberta ao público no dia 19 de outubro. O ato contou com a participação do cônsul-geral no Rio de Janeiro, Paolo Miraglia del Giudice, responsável pela iniciativa.

A “Exposição Dante… Vale” usa a sátira dos mestres do carnaval de Viareggio para exaltar “A Divina Comédia”. A épica obra de Dante é retratada na exposição por meio de 17 esboços originais de carros alegóricos que desfilaram em diferentes edições do carnaval de Viareggio, cidade italiana na região da Toscana, onde a festa popular tem 148 anos de tradição.

De forma satírica, as obras carnavalescas de Viareggio imprimem releitura moderna, com apelo político e social, do inferno,do purgatório e do paraíso dantescos, narrados no célebre livro que, há sete séculos, inspira gerações de artistas no mundo inteiro.

 Dante Alighieri é reverenciado na Itália como o “Poeta Supremo” por causa da sua obra-prima, que contribuiu para o nascimento da língua italiana. A literatura medieval era escrita em latim, mas ele escolheu o dialeto toscano para redigir A Divina Comédia, lançando assim as bases do italiano moderno.

O sucesso da obra inspirou outros autores da Idade Média, como Petrarca e Boccaccio, a também utilizarem o dialeto toscano. Por conta disso, Dante é reconhecido como o pai da língua italiana.

A entidade criada para difundir a língua e a cultura italiana mundialmente foi batizada Sociedade Dante Alighieri. Atualmente, a Itália planeja instalar em Florença, cidade natal do poeta, o Museu da Língua Italiana.

Deixe uma resposta

Mais recentes

Blog no WordPress.com.

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading