A Justiça de São Paulo aceitou a denúncia do Ministério Público e tornou réu o influenciador e ex-candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), por expor a vida de 32 pessoas a perigo durante uma expedição ao Pico dos Marins, em Piquete (SP), em janeiro de 2022.
Segundo a denúncia, Marçal liderou um grupo de 60 pessoas em uma escalada ao pico, ignorando alertas sobre condições climáticas adversas, como chuvas intensas, neblina e ventos de até 100 km/h. O grupo enfrentou dificuldades e precisou ser resgatado pelo Corpo de Bombeiros.
A juíza Rafaela D’Assumpção Cardoso Glioche considerou que a denúncia apresenta elementos suficientes para a instauração do processo criminal. Marçal responderá por 32 acusações de expor a vida ou a saúde de outrem a perigo direto e iminente, conforme o artigo 132 do Código Penal.
O Ministério Público havia proposto um acordo para encerrar o caso, com o pagamento de R$ 273 mil, mas não houve manifestação da defesa, levando à aceitação da denúncia.
Marçal tem dez dias para apresentar sua defesa, podendo indicar testemunhas e provas. Ele nega as acusações e afirma ser vítima de perseguição política.
O caso ganhou repercussão nacional e levanta debates sobre a responsabilidade de influenciadores digitais em atividades que envolvem riscos à segurança de terceiros.





