Orquestra Chiquinha Gonzaga se apresenta para o Papa Leão XIV

Turnê ‘Conexão Vaticano’ acontece entre os dias 23 de abril e 01 de maio

Formada exclusivamente por jovens instrumentistas, estudantes da rede pública do Rio de Janeiro, a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga fará sua estreia na Itália em abril de 2026. O grupo participa da audiência geral com o Papa Leão XIV, na Praça São Pedro, no Vaticano, e se apresenta em outros espaços culturais em Roma.

A turnê “Conexão Vaticano” acontece entre os dias 23 de abril e 01 de maio e integra a agenda de comemorações do Bicentenário das Relações Diplomáticas entre Brasil e Santa Sé e conta com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, por meio da Embaixada do Brasil junto à Santa Sé, da Embaixada do Brasil em Roma e do Instituto Guimarães Rosa, e conta com o patrocínio da Zurich Santander, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

O repertório do concerto, sob a regência da maestra Ludhymila Bruzzi, valoriza grandes obras da música brasileira, criando um diálogo entre tradição, identidade contemporânea e excelência artística, homenageando compositores como Carlos Gomes, Guerra-Peixe, Baden Powell, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Milton Nascimento, Gilberto Gil, Djavan, Chico Buarque, entre outros.

O programa ainda inclui a obra inédita de Ágatha Lima, compositora brasileira residente na Itália, que venceu uma chamada pública organizada pelo projeto.

Crédito: Divulgação

Sexta turnê internacional

Essa será a sexta turnê internacional da OSJ Chiquinha Gonzaga. Ano passado, a Orquestra levou sua música ao Carnegie Hall, em Nova York (EUA), e ao Festival Nos Alive, em Oeiras (Portugal). Em 2024, as Chiquinhas se apresentaram em Bordeaux (França) e, em 2023, em cidades da Suíça. No ano anterior, a turnê foi para Portugal e Espanha. Na turnê “Conexão Vaticano”, das 52 jovens instrumentistas, 27 participam da viagem.

Para abrilhantar ainda mais a turnê “Conexão Vaticano”, a OSJ Chiquinha Gonzaga contará com a participação especial da cantora Flor Gil. A cantora já dividiu o palco com a Orquestra no concerto realizado no Carnegie Hall, em Nova York, durante a turnê de novembro de 2025.

Para a OSJ Chiquinha Gonzaga, é uma honra representar o Brasil em um contexto de grande relevância simbólica, cultural e diplomática. “A participação da Orquestra neste marco histórico reafirma o papel da música como instrumento de diálogo entre nações, de promoção da cultura brasileira e de fortalecimento de valores universais como paz, diversidade, espiritualidade e cooperação entre os povos”, comemora a pianista Moana Martins, diretora-executiva da Orquestra.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading