A Fecomércio RJ, por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) e com apoio da ONU Turismo, realizou nesta sexta-feira (24) o “Encontro de Dados e Estatísticas em Turismo”, primeiro evento técnico da entidade no Brasil. A iniciativa marca a estreia das ações do escritório da ONU Turismo para as Américas e Caribe, instalado no Rio de Janeiro em março de 2025.
O encontro reuniu pesquisadores, representantes do poder público, profissionais do trade e acadêmicos para discutir o uso de dados e evidências científicas no planejamento turístico, consolidando o país como referência regional em pesquisa aplicada ao setor.
Turismo como motor econômico
Por vídeo, o presidente da Fecomércio RJ, Antonio Florencio de Queiroz Junior, deu as boas-vindas aos participantes. “Discutir o turismo de uma forma apurada e científica faz com que o trabalho dos formuladores de políticas públicas seja facilitado. A Fecomércio RJ continua empenhada na missão de colaborar com o setor. Para o comércio, o turismo é importantíssimo por causa de sua capacidade de gerar emprego”, declarou.
A abertura contou com o diretor-executivo do IFec RJ, João Gomes, o consultor Otavio Leite e a diretora do Sesc RJ, Adriana Homem de Carvalho. Gomes destacou que as pesquisas do instituto permitem mensurar os impactos econômicos diretos e indiretos da atividade turística no estado.
Dados que orientam políticas públicas
Heitor Kadri, diretor da ONU Turismo para as Américas, afirmou ver “com entusiasmo o protagonismo da Fecomércio RJ, pelo IFec RJ, no que diz respeito às estatísticas”. Segundo ele, decisões públicas precisam ser baseadas em ciência. O economista do IBGE William Kratochwill apresentou dados mostrando que 80,7% dos brasileiros não viajaram no último trimestre de 2024, principalmente por falta de recursos.
O gerente do Observatório do Turismo do Rio, Renato Oliveira, apontou fluxo de 8,42 milhões de turistas na capital em 2024. Encerrando o evento, Otavio Leite ressaltou que “realizar pesquisas é estratégico, pois elas revelam a importância econômica e social do turismo e orientam políticas públicas”.






Deixe um comentário