Morre idoso que foi atingido por bala perdida dentro de seu próprio bar na Tijuca

João José da Silva, conhecido como Zé Badu, foi baleado dentro do próprio bar e não resistiu aos ferimentos; família relata dias de terror provocados pela guerra entre criminosos

O comerciante João José da Silva, de 80 anos, morreu neste sábado (25) após ser atingido por uma bala perdida enquanto trabalhava em seu bar, na comunidade Chácara do Céu, na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro. Conhecido pelos moradores como Zé Badu, o idoso foi baleado durante um intenso confronto entre criminosos na tarde de sexta-feira (24).

Após ser socorrido e levado ao Hospital Federal do Andaraí, o idoso permaneceu internado, mas não resistiu aos ferimentos. A morte causou grande comoção entre familiares, amigos e moradores da comunidade, onde o comerciante era bastante conhecido.

Segundo relatos da família, João José trabalhava normalmente quando o tiroteio, que já vinha se repetindo havia dias na região, se intensificou por volta das 15h. O confronto transformou a comunidade em um cenário de violência, impedindo inclusive que familiares chegassem rapidamente para prestar socorro.

Família relata momentos de desespero

A nora do comerciante, Núbia, descreveu o clima vivido pelos moradores durante os confrontos. Em entrevista ao RJ1, ela afirmou que a intensidade dos disparos impedia qualquer tentativa de circulação pela comunidade.

“Parecia uma guerra. Parecia, não, é uma guerra”, desabafou.

Segundo ela, um vizinho presenciou o momento em que João José caiu ferido dentro do estabelecimento e conseguiu avisar a família. No entanto, o volume de tiros tornou impossível que os parentes chegassem imediatamente ao local.

Ainda de acordo com Núbia, uma das netas enfrentou o risco imposto pelo confronto para tentar salvar o avô.

Ela contou que a jovem correu em meio ao tiroteio e chegou a pular uma janela para alcançar o comerciante, que ainda estava consciente. Pouco depois, um dos filhos conseguiu retirá-lo da área e levá-lo ao Hospital Federal do Andaraí, onde ele recebeu atendimento médico.

Apesar dos esforços da equipe médica, João José morreu na manhã deste sábado.

Morador querido na comunidade

Natural da Paraíba, João José da Silva deixa quatro filhos, 11 netos e uma extensa rede de amigos construída ao longo dos anos na Chácara do Céu.

A família descreve o comerciante como uma pessoa pacífica, respeitada e querida pelos moradores da região.

“Meu sogro era conhecidíssimo nas redondezas, uma pessoa maravilhosa. Não tinha intriga com ninguém. Todo mundo passava e dava bom dia. Era muito querido”, afirmou Núbia.

A morte do comerciante provocou tristeza entre moradores, que lamentaram a perda de uma figura tradicional da comunidade.

Confrontos se repetem na Grande Tijuca

Moradores relatam que a Grande Tijuca vive dias seguidos de violência em razão da disputa entre grupos criminosos. Desde a última quarta-feira, diferentes comunidades da região registram sucessivos tiroteios, afetando a rotina da população e obrigando moradores a permanecerem dentro de casa.

Segundo a Polícia Militar, o confronto que terminou com a morte do comerciante ocorreu nas proximidades da localidade conhecida como Pedra, onde criminosos rivais trocaram tiros.

Após os episódios de violência, a corporação informou que reforçou o policiamento na região para tentar conter novos confrontos e aumentar a segurança dos moradores.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo