Ministro Flávio Dino intima Lula, Pacheco e Lira sobre descumprimento de decisão relativa a orçamento secreto

três entidades — Associação Contas Abertas, Transparência Brasil e Transparência Internacional – Brasil — alertarem para o suposto descumprimento da decisão do STF.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino, emitiu intimação aos presidentes da República, do Senado e da Câmara dos Deputados para que se pronunciem, em um prazo de 15 dias, sobre o suposto descumprimento da decisão judicial que proibiu o chamado orçamento secreto.

Lula (PT), Rodrigo Pacheco (PSD-MG) e Arthur Lira (PP-AL) foram intimados pelo ministro, que também estendeu o requerimento ao PSOL, autor do pleito que culminou na proibição do referido orçamento, em dezembro de 2022.

A intimação de Flávio Dino ao ex-ministro da Justiça de Lula surge após três entidades — Associação Contas Abertas, Transparência Brasil e Transparência Internacional – Brasil — alertarem para o suposto descumprimento da decisão do STF.

Essas entidades citaram alguns elementos, incluindo o uso inadequado de emendas do relator-geral do Orçamento para a inclusão de novas despesas públicas ou programações no projeto de lei orçamentária anual da União. Também destacaram as emendas individuais na modalidade transferência especial, conhecidas como “emendas pix”, e o descumprimento da ordem de publicar informações relativas à autoria das emendas RP9 e à sua aplicação.

As emendas pix referem-se aos repasses diretos de dinheiro federal para estados e municípios sem transparência adequada, enquanto as emendas de relator são associadas ao orçamento secreto, identificadas pela sigla RP9.

Com informações do UOL

Mais recentes

Blog at WordPress.com.

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading