Criticado pelos critérios na formação do conselho de administração da Petrobrás, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira disse que que não há disputa política no governo e nem divergência entre ele e o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
“Tudo isso é especulação. Eu só não estou mais entrosado com o Lula do que a Janja”, disse ele ontem, reagindo a um dia de muita tensão.
A lista de oito indicados para o conselho foi severamente criticada, até por petistas.
A tensão aumentou depois que o Planalto mandou trocar um dos indicados, o engenheiro da Petrobras e ex-secretário de Energia do Rio de Janeiro Wagner Victer, pelo economista Bruno Moretti, da Unicamp e do PT.
Além disso, o governo pediu à Petrobras para adiar a data da assembleia de acionistas, que estava prevista para o dia 7 de abril, porque cogitava trocar mais pessoas.
Silveira, porém, afirma que todos os nomes foram decididos em comum acordo, em uma reunião em que estavam Lula, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
Segundo ele, os nomes, incluindo seus três indicados, foram aprovados nessa reunião. São eles Vitor Saback, presidente da Agência Nacional de Águas, e Pietro Mendes, egresso do ministério das Mnas e Energia do governo Bolsonaro – que, com o usineiro Carlos Turchetto, foram apelidados no governo de “núcleo bolsonarista” da Petrobras.
Ecoando essa insatisfação, a própria presidente do PT deu uma entrevista do portal Metrópoles afirmando que Silveira “não pode colocar um conselheiro que seja contra o que o presidente falou na campanha. Estelionato eleitoral não pode, não”, disse Gleisi.
Silveira, porém, diz que seus indicados não são bolsonaristas, e afirma que nenhum deles será trocado por razões políticas. “Essas foram as escolhas do governo, não tem porque trocar ninguém. A menos, é claro, que o comitê de elegibilidade ou o sistema de checagem aponte algum impedimento”.
(Com informações de Malu Gaspar, do Globo on-line)






3 respostas a “Ministro Alexandre Silveira diz que só não está mais entrosado com Lula do que Janja”