As forças de segurança do RJ iniciaram nesta sexta-feira (24) uma grande operação nos complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Há registros de intensos tiroteios desde o fim da madrugada.
Até a última atualização desta reportagem, um homem tinha morrido atingido por uma bala perdida perto do BRT da Penha. O jardineiro Carlos André Vasconcellos dos Santos tinha 36 anos e estava tomando café quando foi ferido.
Um PM também foi alvejado e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas. O estado de Diogo Marinho Rodrigues Jordão, do Batalhão de Choque, era gravíssimo. Além deles, um jovem de 21 anos foi baleado dentro de casa e levado ao Getúlio Vargas. O quadro era estável.
A TV Globo apurou que pelo menos 500 agentes foram mobilizados. A PM concentrou esforços na Penha, e a Polícia Civil, no Alemão. O objetivo é conter o avanço de facções criminosas e combater o roubo de veículos e de cargas.
🚨AGORA: Polícia realiza megaoperação no Complexo do Alemão e na Penha, Zona Norte do Rio. Há relatos de intenso tiroteio. Blindados circulam pelas ruas e a PM utiliza um helicóptero pic.twitter.com/Q09hhH97fH
— Voz das Comunidades (@vozdacomunidade) January 24, 2025
A TV Globo apurou que pelo menos 500 agentes foram mobilizados. A PM concentrou esforços na Penha, e a Polícia Civil, no Alemão. O objetivo é conter o avanço de facções criminosas e combater o roubo de veículos e de cargas.
Unidades envolvidas
- Bope
- Batalhão de Choque
- Batalhão de Ações com Cães
- Grupamento Aeromóvel
- Rondas Especiais e Controle de Multidões
- Batalhão Tático de Motociclistas
- 20 batalhões de área
- Batalhão de Policiamento em Vias Expressas
- Coordenadoria de Recursos Especiais
- Departamento-Geral de Polícia da Capital
Operação no complexo da penha e complexo do alemão CV pic.twitter.com/BkOiDLvely
— Crimenewsfavela (@Crimenewsofc01) January 24, 2025
Impactos
O Rio Ônibus informa que 13 linhas tiveram de mudar o itinerário.
- 292 (Engenho da Rainha-Castelo)
- 312 (Olaria-Candelária)
- 313 (Penha-Praça da República)
- 621 (Penha-Saens Pena)
- 622 (Penha-Saens Pena)
- 623 (Penha-Saens Pena)
- 625 (Olaria-Saens Pena)
- 628 (Penha-Nova América)
- 629 (Irajá-Saens Pena)
- 679 (Grotão-Méier)
- 711 (Rocha Miranda-Rio Comprido)
- 908 (Guadalupe-Bonsucesso)
- SV908 (Guadalupe-Bonsucesso)
Com informações do g1.





