Marina afirma que incêndios atuais no Pantanal são causados pela ação humana e responsáveis devem ser punidos

‘Todos aqueles que utilizarem o fogo para a renovação de pastagens ou para qualquer outra atividade estarão cometendo um delito’, afirmou

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, atribuiu à “ação humana” os incêndios no Pantanal e na Amazônia e enfatizou que os responsáveis devem ser punidos. As declarações foram feitas nesta segunda-feira (24) após uma reunião da “sala de situação” sobre o tema no Palácio do Planalto.

– Temos um esgarçamento de um problema climático, evidenciado pelas chuvas no Rio Grande do Sul, e que sabíamos que se manifestaria como seca, afetando a Amazônia e o Pantanal. Agora, temos pessoas que utilizam a queima controlada do fogo”, afirmou a ministra. Marina Silva ressaltou que a única maneira de evitar os incêndios é impedir que as pessoas realizem queimadas e que ainda falta conscientização para que entendam que combater o fogo significa evitá-lo.

A ministra destacou que o governo antecipou ações previstas para agosto e que desde o início de maio está em “pronta ação”. Em abril, a pasta já havia decretado situação de emergência em relação aos incêndios.

Atualmente, 175 brigadistas do Ibama e 53 do ICMBio estão em ação, juntamente com 53 combatentes da Marinha e mais 250 profissionais. Além disso, está previsto um adicional de 50 brigadistas do Ibama e 60 da Força Nacional. O Ministério da Justiça e Segurança Pública participa das ações com trabalho de inteligência para investigar e punir os criminosos responsáveis pelos incêndios.

Marina Silva afirmou que as práticas de queima estão ligadas principalmente à renovação de pastagens e à queima controlada. “Todos aqueles que utilizarem o fogo para a renovação de pastagens ou para qualquer outra atividade estarão cometendo um delito”, declarou. Ela enfatizou a necessidade de cessar o uso do fogo para qualquer finalidade neste período, afirmando que os incêndios atuais são causados pela ação humana e não por raios.

Na sexta-feira (28), Marina Silva e outros ministros planejam visitar Corumbá (MS) para avaliar os impactos dos incêndios. A decisão foi tomada após a reunião da “sala de situação”, que também contou com a presença do ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e da ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Com informações do UOL.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading