O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva, distribuiu elogios ao senador Renan Calheiros (MDB-AL), nesta quinta-feira (13/10), durante visita a Maceió. O petista afirmou que o relatório da CPI da Covid é uma “obra-prima”. “O trabalho que você fez como relator da CPI [da Covid] é uma obra-prima que vai ficar para a história do Brasil”, elogiou.
Além de Calheiros, participou do evento Paulo Dantas (MDB), governador do estado afastado após ser alvo de investigação por suposto esquema de rachadinha. Apesar das investigações em andamento, Dantas concorrerá ao segundo turno para o governo alagoano e possui o apoio de Lula. Quando foi afastado, o atual chefe do Executivo de Alagoas definiu a ação como “grotesca” e afirmou que “tudo não passa de encenação, teatro”.
A decisão, tomada pela ministra Laurita Vaz, do STJ, foi criticada por aliados do emedebista, como Renan Calheiros. O senador declarou que o caso tem motivação política, por causa das proximidades do segundo turno das eleições, e acusou a magistrada de ser “bolsonarista”.
Ainda nesta quinta, o STJ confirmou a decisão que afastou Dantas do cargo, mas reduziu o prazo em que ele deverá ficar fora do cargo. Conforme o entendimento dos ministros, o emedebista deverá ficar longe da função até 31 de dezembro de 2022. O prazo anterior era de seis meses. Ainda cabe recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF).





