Lula e Bolsonaro estão empatados no Rio, diz pesquisa Exame/Ideia

A disputa presidencial no estado do Rio de Janeiro promete ser apertada, segundo pesquisa Exame/Ideia. No levantamento divulgado nesta quinta-feira, 16, em um retrato feito entre o eleitorado fluminense, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 37% das intenções de voto, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 36%, em uma pergunta estimulada…

A disputa presidencial no estado do Rio de Janeiro promete ser apertada, segundo pesquisa Exame/Ideia. No levantamento divulgado nesta quinta-feira, 16, em um retrato feito entre o eleitorado fluminense, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 37% das intenções de voto, e o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 36%, em uma pergunta estimulada de primeiro turno, com os nomes apresentados de antemão.

Considerando a margem de erro da pesquisa, que é de três pontos percentuais para mais ou para menos, os dois estão empatados. Ciro Gomes, do PDT, tem 10%. Já Simone Tebet (MDB) e André Janones (Avante) pontuam 2% cada. Brancos e nulos somam 5%, e 7% não sabem. A pesquisa não simulou cenário de segundo turno nacional no Rio de Janeiro.

Para a pesquisa, foram ouvidas 1.000 pessoas do estado do Rio de Janeiro entre os dias 10 e 15 de junho. As entrevistas foram feitas por telefone, com ligações tanto para fixos residenciais quanto para celulares. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número BR-07646/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. A EXAME/IDEIA é um projeto que une EXAME e o IDEIA, instituto de pesquisa especializado em opinião pública. Veja o relatório completo.

Cila Schulman, vice-presidente do instituto de pesquisa IDEIA, lembra da importância do estado para o cenário nacional, além de ser o local onde o presidente Bolsonaro tem sua base eleitoral.

“A região Sudeste concentra os maiores colégios eleitorais do país e foi fundamental para a vitória de Bolsonaro em 2018. No Rio, na última eleição, em 2018, o presidente venceu o PT em todas as 92 cidades do estado, em todas as zonas eleitorais da capital e levou o segundo turno com 68% dos votos. Agora, ele aparece, dentro da margem de erro, empatado com Lula”, diz Cila Schulman, vice-presidente do instituto de pesquisa IDEIA.

Em uma pergunta aberta, sem apresentar qualquer nome aos entrevistados, Lula tem 30%, Bolsonaro, 27%, e Ciro aparece com 6%. Os que dizem votar em branco ou nulo somam 8%, e os que não sabem são 26%.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading