O 4º Juizado Especial Criminal do TJ do Rio de Janeiro recebeu a denúncia oferecida pelo Ministério Público, em 2021, para tornar réu o ex-vereador e youtuber Gabriel Monteiro pelo crime de infração de medida sanitária durante a pandemia. Monteiro, que está preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, no Rio, acusado de outro crime, é acusado de invadir uma unidade de saúde no Leblon, na Zona Sul do Rio, em março de 2021, sob pretexto de “vistoriar” o trabalho dos médicos. O crime prevê detenção, de um mês a um ano, além de multa.
“O denunciado e seus assistentes vestiram os EPIs destinados a equipe hospitalar, sem autorização e sem ter o conhecimento técnico de como usá-los, e adentraram o CTI fixado para os pacientes acometidos pela Covid-19, onde estavam 20 pacientes em ventilação mecânica, dependendo de altíssimo cuidado e vigilância, utilizando equipamentos sem higienização, como celulares”, diz a denúncia do MP.
Na decisão da juíza Maria Tereza Donatti, ela considerou que “estão presentes todas as condições da ação, inclusive a justa causa”. A partir de agora, o caso passará a ser julgado, com a apresentação das alegações de parte a parte.
Fonte O Globo Foto Agência O Globo





