O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, de 80 anos, foi diagnosticado com linfoma após ser internado no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A informação foi divulgada nesta quinta-feira por O Globo e confirmada pela unidade de saúde por meio de nota oficial.
Segundo o hospital, Dirceu deu entrada na instituição no último dia 10 para a realização de exames gerais. Durante a avaliação médica, os profissionais identificaram um quadro de linfoma, tipo de câncer que afeta o sistema linfático, responsável pela defesa imunológica do organismo.
A equipe médica informou que o ex-ministro “está em boas condições clínicas e permanecerá internado para iniciar o tratamento específico”. O acompanhamento do paciente é feito pelos médicos Raul Cutait, Roberto Kalil e Celso Arrais.
Internação ocorre após anúncio de pré-candidatura
A internação de Dirceu acontece cerca de dois meses após o petista anunciar sua pré-candidatura a deputado federal por São Paulo nas eleições de 2026. O ex-ministro afirmou que decidiu disputar o cargo após convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Figura histórica do PT, Dirceu teve sua última passagem pela Câmara dos Deputados interrompida em 2005, quando perdeu o mandato no contexto do escândalo do mensalão. Desde então, esteve envolvido em diferentes investigações e chegou a ser preso em operações relacionadas à Lava-Jato.
O que é o linfoma
O linfoma é um câncer que atinge o sistema linfático, estrutura essencial para o funcionamento do sistema imunológico. A doença é dividida em dois grupos principais: linfoma de Hodgkin e linfoma não-Hodgkin.
O linfoma de Hodgkin costuma surgir com maior frequência na região do pescoço e do tórax. Já o tipo não-Hodgkin pode aparecer em diferentes partes do corpo e apresenta crescimento desordenado das células de defesa.
O nome da doença faz referência ao patologista britânico Thomas Hodgkin, responsável pela primeira descrição clínica desse tipo de câncer no século XIX.






Deixe um comentário