A lista pública da Difusão Vermelha da Interpol inclui 88 brasileiros procurados internacionalmente. Esses indivíduos podem ser presos em qualquer um dos 190 países que fazem parte da rede de cooperação policial. A CNN analisou a lista, destacando os mais jovens, os mais antigos e os recém-incluídos.
Perfis dos procurados
O mais jovem foragido é David Cristian Aparecido da Silva, de 22 anos, procurado por crimes de organização criminosa, homicídio qualificado e posse de arma de fogo de uso restrito. Jackson Rafael Santos da Silva, de 27 anos, está sendo procurado por posse e tráfico de drogas.
O mais idoso na lista é José Ribamar da Silva, de 78 anos, procurado por abuso sexual de menores.
Mulheres na lista
Entre os foragidos, sete são mulheres. Thaynara Caroline Santos Pereira, de 27 anos, é procurada por associação criminosa e fraude com cartões de crédito. Heloísa Gonçalves Duque Soares Ribeiro, de 74 anos, é buscada por tortura e homicídio, enquanto Maria Jussara da Conceição Ferreira Santos, de 51 anos, está na lista por organização criminosa.
Outras mulheres procuradas incluem Marcia Liziane Costa Vieira (38 anos) por furto, Rosirene Vieira (48 anos) por tráfico internacional de drogas, Silvana Seidler (57 anos) por homicídio agravado e ocultação de cadáver, e Débora de Souza da Paixão (38 anos) por tráfico de drogas.
Mudanças na lista
Em abril, a lista incluía 91 brasileiros. Três foram presos desde então, incluindo Luiz Antônio Alves de Souza, conhecido como “Rei da Maconha”, capturado na Bolívia após dois anos de fuga. Souza estava foragido desde abril de 2022 e respondia por crimes como tráfico de drogas, assalto a banco e falsificação de documentos.
Funcionamento da difusão vermelha
O delegado de Polícia Federal Valdecy Urquiza, diretor de cooperação internacional e vice-presidente da Interpol nas Américas, explicou que a Difusão Vermelha é um banco de dados onde países solicitam à Interpol a inclusão de pessoas procuradas por crimes. É necessária uma ordem de prisão expedida pelo juiz do país de origem para que a Interpol inclua o nome no banco de dados.
Novo pedido de inclusão
Recentemente, a Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal solicitou a inclusão de Eurípedes Gomes Júnior, presidente do Solidariedade, na Difusão Vermelha. Eurípedes é acusado de liderar uma organização criminosa que desviou R$ 36 milhões do fundo eleitoral.
Com informações da CNN Brasil





