Gleisi Hoffmann assume articulação política e reforça apoio a Haddad nas pautas econômicas

Ministra reforça compromisso de diálogo com Congresso para avançar projetos do governo

Na cerimônia de posse como ministra de Relações Institucionais, nesta segunda-feira (10), Gleisi Hoffmann reforçou seu compromisso com a articulação política do governo e declarou apoio às pautas econômicas lideradas por Fernando Haddad. A cerimônia, realizada no Palácio do Planalto, contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da primeira-dama Janja da Silva e de diversos ministros.

“Chego aqui para colaborar com todos os ministros e ministras, com a consciência do meu papel, que é da articulação política. Eu estarei aqui, ministro Fernando Haddad, para ajudar na consolidação das pautas econômicas desse governo, as pautas que você conduz e que estão colocando novamente o Brasil na rota do emprego, do crescimento e da renda”, afirmou Gleisi, que enquanto presidiu o PT por muitas vezes criticou decisões da equipe econômica, defendendo uma posição mais à esquerda, de enfrentamento com o mercado.

A nova ministra também fez questão de saudar os colegas que assumiram novos cargos na reforma ministerial. Ela destacou a atuação de Nísia Trindade à frente da Saúde, elogiou o trabalho de Rui Costa na Casa Civil e desejou sucesso a Alexandre Padilha, que deixou a Secretaria de Relações Institucionais para comandar o Ministério da Saúde.

“Estarei aqui, ministro Rui Costa, nosso chefe da Casa Civil, para dar apoio e execução aos programas de governo que você coordena e que foram, com sua competência, rapidamente reestabelecidos em dois anos”, disse Gleisi. Sobre a ex-ministra da Saúde, destacou: “Quero cumprimentar a ministra Nísia Trindade… a companheira Nísia tem todo o nosso eterno reconhecimento pelo seu trabalho no Ministério da Saúde, na reconstrução de um sistema de saúde que havia sido devastado pelo negacionismo.”

Aceno aos presidentes da Câmara e do Senado

Além de reforçar o apoio interno ao governo, a ministra fez um aceno ao Congresso Nacional e defendeu um diálogo respeitoso com os presidentes da Câmara e do Senado. “Presidente Hugo e presidente Alcolumbre… com vocês, quero manter uma relação respeitosa, franca, solidária e direta. Não tenham dúvidas, estarei sempre aqui para conversar, ouvir críticas e acolher sugestões”, declarou.

A posse de Gleisi ocorre em meio a mudanças no primeiro escalão do governo Lula, que enfrenta pressões do Centrão por mais espaço na Esplanada em troca de apoio no Congresso.

Com informações da CNN Brasil

Leia Mais

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading