Presidente nacional do PT, a deputada federal Gleisi Hoffmann (PR) deverá ficar fora do governo Lula pelo menos até 2025, penúltimo ano do atual mandato do petista.
Segundo informações de Igor Gadelha, no Metrópoles, em reunião nesta segunda-feira (13/2), em Brasília, a direção do PT decidiu renovar, pela segunda vez, o mandato de Gleisi como presidente do partido. Dessa vez, até 2025.
Com a decisão, Gleisi seguirá chefiando a legenda pelos próximos dois anos, o que a tira da lista de cotados para o ministério de Lula, pelo menos enquanto ela estiver chefiando a sigla.
A decisão do PT tem o aval de Lula, que já havia deixado Gleisi de fora do governo nessa primeira montagem.O objetivo foi evitar uma disputa interna pela sucessão da deputada na presidência do partido.
Gleisi assumiu a presidência do PT pela primeira vez em junho de 2017, para um mandato de três anos. Ela foi reconduzida em 2020. Se não tivesse sido reeleita novamente, o mandato dela acabaria em 2023.





