Flavio Serafini participa de cúpula internacional sobre justiça climática em Cambridge

Deputado do Psol leva experiências legislativas do Rio de Janeiro ao Global South Climate Dialogues Summit, que debate desafios ambientais no Sul Global

O deputado estadual do Rio de Janeiro Flavio Serafini (Psol) está na Inglaterra para participar do Global South Climate Dialogues Summit, evento internacional promovido pela Universidade de Cambridge que vai até o próximo dia 10 . A cúpula reúne pesquisadores, parlamentares e lideranças comunitárias de países do Sul Global para discutir os impactos das mudanças climáticas e os caminhos para uma transição socioecológica justa.

Convidado como palestrante pela Cambridge Climate Society, Serafini representa o Brasil no encontro e leva ao debate as experiências legislativas que tem desenvolvido como presidente da Frente Parlamentar por Justiça Climática. Em sua participação, o deputado destacou os desafios específicos enfrentados pelo estado do Rio de Janeiro diante da crise climática.

“O Rio de Janeiro hoje sofre profundamente com os impactos das mudanças climáticas. Somos o estado brasileiro com o maior número de mortes decorrentes de eventos climáticos extremos. Essa vulnerabilidade é agravada pela nossa dependência econômica dos combustíveis fósseis, especialmente o petróleo. Nossa presença aqui é uma oportunidade para aprender com as experiências globais e também compartilhar nosso trabalho em busca de soluções justas e sustentáveis”, afirmou.

Durante os dias de programação, o seminário aborda temas como uso sustentável da terra, combate ao desmatamento, segurança hídrica e justiça climática. A organização do evento busca garantir diversidade geográfica e de gênero entre os participantes, promovendo uma agenda global mais inclusiva e sensível às realidades locais dos países em desenvolvimento.

A realização do encontro em Cambridge carrega um simbolismo adicional: a cidade foi um dos berços da Revolução Industrial, processo histórico que impulsionou a degradação ambiental e o aumento das emissões de gases do efeito estufa. A proposta do evento é justamente propor novos paradigmas diante dos limites impostos pelas mudanças climáticas.

Serafini também ressaltou a importância de integrar o Brasil a iniciativas internacionais que apontem soluções sustentáveis e equitativas.

“Nosso objetivo é construir um diálogo sólido e permanente com lideranças internacionais, trazendo novas ideias e fortalecendo a atuação legislativa em defesa da justiça climática e socioambiental. Queremos que o Rio de Janeiro e o Brasil sejam exemplos na transição para uma economia sustentável e inclusiva”, concluiu.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading