Fiesp diz que Josué Gomes segue como presidente

A Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) divulgou uma nota nesta quinta-feira (19) negando que Josué Gomes tenha sido removido da presidência da entidade. De acordo com o 247, Gomes está no exercício de suas funções, conforme o estatuto, diz a Fiesp. A imprensa divulgou amplamente na segunda-feira (16) que o empresário foi destituído…

A Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp) divulgou uma nota nesta quinta-feira (19) negando que Josué Gomes tenha sido removido da presidência da entidade. De acordo com o 247, Gomes está no exercício de suas funções, conforme o estatuto, diz a Fiesp. A imprensa divulgou amplamente na segunda-feira (16) que o empresário foi destituído do cargo.

“A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) informa que Josué Gomes da Silva é o presidente da entidade e está no exercício pleno de suas funções, conforme determinam os estatutos vigentes”, diz o comunicado enviado à imprensa.

Na ocasião, uma assembleia extraordinária aprovou a demissão de Gomes da presidência da entidade. Votaram pela destituição representantes de 47 sindicatos, 2 se abstiveram e 1 votou contra, totalizando 50 votos. No entanto, no início da reunião, havia 89 delegados de 80 sindicatos.

Segundo a reportagem, aliados do presidente da federação consideram que a assembleia não tem valor legal, por ter sido realizada depois que Gomes e cerca de outros 30 representantes sindicais já tinham deixado o prédio da Fiesp. A defesa de Gomes considera que faltou quórum e consenso na assembleia que o destituiu.

Na noite de quarta-feira (18), integrantes do comitê que organizou o ato pela democracia de 11 de agosto do ano passado publicaram uma nota de solidariedade a Gomes.

Os membros do comitê pró-democracia manifestaram “indignação com a insidiosa tentativa de afastamento de Josué Gomes”, que teria sido “perpetrada por alguns representantes de sindicatos patronais da entidade”.

“Causa particular repulsa o fato de que pese contra a permanência de Josué Gomes na presidência da instituição o seu apoio ao ‘Manifesto em Defesa da Democracia e da Justiça’, organizado por este Comitê, e lido no dia 11 de agosto de 2022, no Salão Nobre da Faculdade de Direito do Largo São Francisco”, diz trecho da nota.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading