O processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) referente ao segundo semestre de 2026 recebeu inscrições de 9.209 candidatos do Rio de Janeiro. Os estudantes pré-selecionados têm até a terça-feira (4) para complementar as informações da inscrição, na página do Fies Seleção.
Aqueles candidatos que não foram pré-selecionados na chamada regular estarão automaticamente inscritos na lista de espera, que ocorre de 7 de agosto a 24 de setembro.
Após complementar as informações solicitadas, o estudante deverá validar a documentação na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição privada de educação superior para a qual foi pré-selecionado e, depois, em uma agência bancária, observando os prazos de cada etapa até a assinatura do contrato de financiamento.
Mais de 315 mil inscrições no país
Nacionalmente, o Fies teve 127.175 inscritos para o processo seletivo do segundo semestre de 2026, que realizaram 315.431 inscrições, já que cada candidato podia escolher até três opções de curso. Desse total, as mulheres representam 67,5%, com 85.867 candidatas, e os homens correspondem a 32,5%, com 41.308 inscritos.
Mais de 72 mil candidatos se autodeclaram pretos ou pardos no processo seletivo, que também registrou a participação de 666 candidatos indígenas, 1.808 quilombolas e 5.248 pessoas com deficiência. São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Ceará e Rio de Janeiro são os estados com os maiores números de inscritos, considerando a primeira opção de curso.
As chamadas da lista de espera ocorrerão entre 7 de agosto e 24 de setembro. Tendo em vista que não será realizado um novo ranqueamento dos candidatos, os participantes da lista de espera devem, obrigatoriamente, acompanhar sua eventual pré-seleção na página do Fies, disponível no endereço eletrônico do Fies Seleção.





Deixe um comentário