Preso em um aeroporto no Ceará usando documento falso e com a tornozeleira eletrônica descarregada, o ex-CEO da plataforma de turismo Hurb (antigo Hotel Urbano, João Ricardo Mendes, teve a prisão preventiva requerida pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ), por descumprimento reiterado de medidas impostas pela Justiça.
O pedido foi apresentado nesta terça-feira (06) pela Promotoria de Justiça junto à 32ª Vara Criminal da Capital. João Ricardo foi preso na noite de segunda-feira (05) no Aeroporto Regional de Jericoacoara, no litoral do Ceará, quando tentava embarcar para Guarulhos (SP). Segundo a Polícia Militar do Ceará, ele utilizava um documento falso no momento do embarque e estava com a tornozeleira eletrônica descarregada, o que configura violação direta das determinações judiciais.
O empresário foi conduzido à Delegacia Regional de Acaraú, onde acabou autuado em flagrante por uso de documento falso.
Descumprimento reiterado de medidas cautelares
De acordo com o MPRJ, a prisão no Ceará evidencia o desrespeito sistemático às medidas cautelares impostas anteriormente pela Justiça. Entre as obrigações estavam a monitoração eletrônica, a proibição de se ausentar da cidade do Rio de Janeiro sem autorização judicial e a apresentação mensal de relatórios médicos no processo.
A Promotoria destacou que não há juntada de relatório médico desde setembro, além da viagem interestadual sem autorização, o que reforça o pedido de restabelecimento da prisão preventiva.
Histórico criminal: furtos de obras de arte
João Ricardo já havia sido preso anteriormente no Rio de Janeiro por furtos de obras de arte e objetos de valor. As investigações apontam que ele cometeu dois furtos distintos no início de 2025: um em um hotel de luxo na Barra da Tijuca e outro em um escritório de arquitetura localizado em um shopping center do mesmo bairro, na Zona Oeste da capital fluminense.
Em maio de 2025, o MPRJ ofereceu denúncia por furto qualificado e adulteração de sinal identificador de veículo, manifestando-se, à época, pela manutenção da prisão. Posteriormente, a custódia foi substituída por medidas cautelares, agora descumpridas.
Quem é João Ricardo Mendes
João Ricardo Rangel Mendes, de 44 anos, é fundador da Hurb, criada em 2011 e que se tornou uma das maiores plataformas de turismo online do país. Sua trajetória à frente da empresa foi marcada por forte crescimento, mas terminou em grave crise institucional e de imagem.
Em abril de 2023, Mendes renunciou ao cargo de CEO após uma série de denúncias de consumidores envolvendo cancelamentos de reservas, dificuldades financeiras da empresa e comportamento agressivo nas redes sociais. Na época, vieram à tona vídeos e prints em que o empresário xingava clientes e ameaçava expor dados pessoais.
Em carta pública de renúncia, ele admitiu excessos, afirmou que precisava separar sua imagem da empresa e mencionou a morte da mãe como fator emocional que influenciou suas atitudes.
Crise na Hurb e investigações
A crise da Hurb se aprofundou quando a empresa foi alvo de investigações administrativas. Em abril de 2023, o Ministério do Turismo cancelou o cadastro da Hurb no Cadastur, impedindo a companhia de operar legalmente no setor turístico.
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) também determinou que a empresa apresentasse dados detalhados sobre sua situação financeira, incluindo contratos pendentes e valores devidos aos clientes. Segundo a Senacon, após um ano de tentativas de acordo, a atuação da Hurb foi considerada inviável do ponto de vista operacional, técnico e financeiro.
Além disso, Mendes e representantes da empresa chegaram a ser convocados pela CPI das Pirâmides Financeiras, sob suspeita de utilizar recursos de clientes como capital de giro, mas não compareceram à sessão inicial.





Deixe um comentário