No Estado do Rio de Janeiro, as mortes violentas de crianças e adolescentes aumentaram 19,3% em 2023, segundo relatório divulgado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o número de vítimas na faixa etária de 0 a 19 anos no estado subiu de 358 em 2022 para 427 em 2023.
O aumento é ainda mais alarmante entre crianças menores de 9 anos, com 53 mortes registradas nos últimos três anos, representando um crescimento de 64,3% em 2023 em relação ao ano anterior. Casos como o de Kemilly Hadassa Silva, de 4 anos, e Aoulath Alyassah Rodrigues Damala, de 8 anos, ambas brutalmente assassinadas, exemplificam a gravidade da situação.
Nos últimos três anos, 1.261 crianças e adolescentes foram mortos de forma violenta no estado, com a maioria das vítimas sendo meninos negros. Além disso, 11.963 casos de violência sexual foram registrados no mesmo período, com meninas representando a maior parte das vítimas.
A violência policial também é uma preocupação significativa, com 33% das mortes de adolescentes de 10 a 19 anos ocorrendo em intervenções policiais. A diretora-executiva do FBSP, Samira Bueno, enfatiza a necessidade de protocolos mais claros para o uso da força policial e políticas públicas que enfrentem a violência letal e sexual contra crianças e adolescentes.
Com informações de O Globo





