Espólio do bicheiro Piruinha é disputado por 24 filhos e duas “esposas”

Inventário revela dívidas com a prefeitura e Justiça; herança ainda está incompleta no processo

Menos de dois meses após a morte do bicheiro José Caruzzo Escafura, o Piruinha, a disputa por seu espólio já indica que o processo não será tão amigável nem rápido. Segundo sua certidão de nascimento, ele tinha 94 anos, mas a família contesta e afirma que, na realidade, tinha 95. Até o momento, dos 24 filhos, apenas metade se habilitou à herança. Em contrapartida, duas mulheres alegam ter vivido em união estável com o contraventor, que morreu em 22 de janeiro, vítima de parada cardiorrespiratória, em seu apartamento na Barra da Tijuca.

Amigo de Piruinha há mais de 50 anos, o advogado Joaquim Queiroga Neto é o responsável pelo inventário, que tramita na 1ª Vara de Família da Regional da Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio. Até agora, a relação de bens apresentada no processo não revela uma herança vultosa, mas o advogado já afirmou que irá apresentar a lista completa de patrimônios posteriormente.

Piruinha, ou seu Zé, como era conhecido, era sócio-administrador da empresa Mirante Vênus Hotel Ltda, um hotel localizado em Jacarepaguá, também na Zona Oeste. No entanto, o estabelecimento está em fase de leilão há décadas devido a execuções fiscais. Até o fim do ano passado, a Prefeitura do Rio cobrava R$ 12.489.091,81 em dívidas de IPTU e outras taxas.

Também consta na petição de Queiroga uma dívida referente a benfeitorias realizadas por uma das ex-mulheres de Piruinha em um imóvel na Abolição, Zona Norte do Rio, onde o bicheiro moveu uma ação de reintegração de posse. Ele acabou sendo condenado a pagar R$ 583.613,21, valor corrigido até dezembro do ano passado. O montante deverá ser retirado do espólio.

Piruinha não deixou testamento, conforme consta em seu atestado de óbito. No entanto, segundo o Ministério Público do Rio (MPRJ), ele seria responsável por pontos do jogo do bicho e máquinas de caça-níqueis nos bairros da Abolição, Cascadura, Madureira, Maria da Graça, Piedade, Quintino e Inhaúma.

Antes de morrer, o bicheiro teria arrendado essas áreas para exploração de jogos de azar a contraventores da chamada “nova cúpula do bicho”, composta por Rogério de Andrade — preso desde outubro do ano passado —, Adilson Oliveira Coutinho Filho, o Adilsinho, e Vinicius Drumond, herdeiro de Luiz Pacheco Drumond, o Luizinho.

Queiroga e sua equipe pedem à Justiça que Alexsandro Escafura, de 50 anos, filho de Piruinha, seja nomeado inventariante, informando que há mais 23 filhos herdeiros. Também solicitam que aqueles que não se apresentarem espontaneamente sejam notificados. O inventário foi aberto em 11 de fevereiro.

As duas mulheres que alegam ter vivido em união estável com Piruinha são Rosilene Leonardo e Edclea das Neves, ambas de 60 anos. Já os 12 filhos que se habilitaram ao inventário têm entre 30 e 66 anos. Segundo informações prestadas pelo contraventor em audiência de custódia realizada em 2022, ele teria uma filha menor, então com 8 anos.

Piruinha era o contraventor mais antigo da velha cúpula do jogo do bicho. Recentemente, ele foi um dos destaques da série documental Vale o Escrito, da Globoplay. Entre os nomes da antiga geração, continuam vivos Aniz Abraão David, o Anísio, e Aírton Guimarães Jorge, conhecido como Capitão Guimarães.

Com informações de O GLOBO.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continuar lendo