O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, decidiu nesta terça-feira (3) encerrar três procedimentos administrativos abertos contra o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República.
As investigações estavam relacionadas a supostas violações éticas envolvendo a empresa offshore de Campos Neto que haviam sido inicialmente reveladas pelos documentos conhecidos como “Pandora Papers”.
Campos Neto fechou a offshore em 2020, um ano após assumir a presidência do BC. No período, teve acesso a dados estratégicos, como câmbio e taxas de juros, segundo a Comissão de Ética.
No entanto, Toffoli atendeu a um pedido da defesa de Campos Neto, que argumentou que os fatos já foram analisados e arquivados pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Dias Toffoli ressaltou que a PGR, ao analisar os mesmos fatos, concluiu que não havia razões para instaurar um procedimento investigatório, uma vez que não encontrou indícios de infração penal ou qualquer conduta inadequada. Com base neste parecer, o ministro considerou desnecessário prosseguir com os procedimentos administrativos e determinou o arquivamento dos casos.
A decisão de Toffoli veio depois de o Tribunal Regional Federal da Primeira Região (TRF1) ter cassado uma liminar que impedia a continuidade das investigações pela Comissão de Ética.
Com informações da CNN Brasil e do 247.





