Criminosos usam escolas públicas no Rio para monitorar polícia, esconder drogas e até trocar tiros

Mais de 800 kg de drogas foram apreendidos em escola e clínica da família no Complexo da Maré; no Chapadão, um vídeo mostra um traficante trocando tiro com policiais em uma unidade escolar

As escolas são ambientes que deveriam proporcionar, além de educação, segurança. Mas, em colégios públicos que ficam em comunidades dominadas pelo tráfico de drogas do Rio, a realidade tem sido outra. Bandidos usam a estrutura escolar para esconder drogas, observar a polícia e até para trocar tiros.

Nesta quinta (29), mais de 800 kg de drogas foram apreendidas em uma escola municipal na Nova Holanda, na Maré. No fim de semana, uma tonelada já tinha sido retirada de outro colégio da região.

Segundo a Secretaria Municipal de Educação, os criminosos “invadiram o terreno da escola e esconderam drogas na área externa da unidade, especificamente dentro de dutos de ar”.

A escola, de acordo com a pasta, já estava fechada e sem funcionários neste final de semana quando tudo aconteceu.

Imagens de uma escola no Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio, mostram que traficantes fizeram buracos em uma sala de aula para observar a movimentação policial.

Na Maré, um vídeo mostra um homem armado em uma laje vizinha a um Ciep.

Bandidos usam escolas municipais no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo
Bandidos usam escolas municipais no Rio — Foto: Reprodução/TV Globo

Um fuzil também é visto no local. Outra imagem mostra pelo menos 10 homens armados na rua de um colégio na mesma comunidade.

Uma criança passa com uma pipa na mão perto dos criminosos.

Bandido troca tiro em pátio de escola no Chapadão — Foto: Reprodução/TV Globo
Bandido troca tiro em pátio de escola no Chapadão — Foto: Reprodução/TV Globo

Foi nessa região que traficantes foram flagrados fazendo treinamento de guerrilha no ano passado em uma piscina.

No Complexo do Chapadão, um bandido foi filmado trocando tiros com a polícia no pátio de uma escola.

A Secretaria de Educação afirmou em nota que “repudia profundamente que um espaço que deveria ser sagrado, uma escola, tenha sido escolhido como alvo de criminosos”.

Escolas fechadas

Durante toda a semana passada e a atual, 26 escolas na Maré ficaram fechadas por conta de operações da Polícia Civil e da Secretaria de Ordem Pública da Prefeitura do Rio, prejudicando os estudantes.

O objetivo das ações é combater a lavagem de dinheiro do tráfico de drogas nas regiões da Nova Holanda e do Parque União. Diversos prédios foram construídos em partes da Maré, segundo a polícia, com o dinheiro do tráfico — e estão sendo derrubados.

Com informações do g1.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading