Copacabana ganhará reforço de policiamento este ano em relação ao ano passado: serão três mil agentes atuando só na região. Foi o que anunciaram hoje (26) a Prefeitura do Rio e do Governo do Estado em entrevista com representantes.
— Todos que estão sentados nessa mesa estão trabalhando muito para proporcionar o ano-novo mais seguro que já se teve. Eu tenho certeza de que não há cidade no mundo que mobilize um efetivo tão grande para garantir que as pessoas possam se divertir. Vamos trabalhar muito, transpirar muito, para que essa festa seja um sucesso — disse Marco Andrade, porta-voz da PM.
Os pontos de revista em Copacabana começam a funcionar às 15h com uma novidade: será feito reconhecimento facial antes de a pessoa passar por eles. A Polícia Militar afirma que manterá o planejamento da Operação Verão, com parada de ônibus, enquanto o bairro estiver aberto ao trânsito.
Outra novidade é que os dois palcos estarão próximos, no Posto 2. A justificativa é para agrupar mais gente e atender um público maior. Um palco ficará virado para o Leme — será o principal — e outro para o Forte de Copacabana — será o do samba.
A apresentação da queima de fogos com música será “emocionante”, como definiu a Prefeitura. Para a estrutura da festa, será aumentado o número de ambulâncias e de maqueiros para atender o público. Um contêiner do Corpo de Bombeiros estará instalado na altura da Avenida Princesa Isabel.
Veja quais serão os principais pontos de vigilância:
- 81 torres de segurança
- 800 grades
- 150 detectores de metais
- 15 lanternas do tipo holofote
Marco Andrade deu mais detalhes sobre o esquema de segurança. Haverá reforço de policiamento em todas as áreas com eventos oficiais, segundo ele, além de Barra da Tijuca e Recreio dos Bandeirantes, “tendo em vista a grande concentração de pessoas” nesses locais, afirmou o oficial.
Assim como em Copacabana, no Boulervard Olímpico será feito controle de acesso do público. No Aterro do Flamengo, a estratégia contará com pontos de policiamento realizado do alto. Já na Barra e em Copacabana, o videomonitoramento ajudará na segurança, com identificação de placas de carros e foragidos da justiça, segundo Andrade.
Em Copacabana haverá, ainda, pontos de revista com detectores de metais e reconhecimento facial. A revista, para evitar a entrada de facas, é a aposta para garantir a segurança do público presente.
— O investimento em tecnologia é para melhorar a segurança do evento — afirmou Marco Andrade.
Sobre furtos na praia, o porta-voz afirmou que o maior número de agentes empregados no policiamento deve evitar esse crime:
— Esperamos que nossa presença física seja um inibidor.
Segundo ele, tudo que foi planejado para o réveillon 2024 levou em consideração não só as festas de ano-novo que ocorreram em anteriores, como também o show do DJ Alok, realizado em agosto — na ocasião foram relatados inúmeros casos de furtos e de correria na areia de Copacabana.
Já a Polícia Civil terá reforço de 3.600 agentes, boa parte deles nas delegacias da Zona Sul, com trabalho iniciando às 8h do dia 31 e seguindo até o mesmo horário do dia seguinte. As delegacias especializadas ficarão focadas em grupos com vulnerabilidade.
As Delegacias Especiais de Atendimento às Mulheres (Deams) estarão aptas para funcionarem, assim como a Delegacia Especial de Atendimento aos Turistas (Deat). A Delegacia do Idoso, localizada em Copacabana, concentrará ainda o atendimento a menores em risco ou apreendidos durante ações policiais.
Definida como “novo ponto turístico da cidade”, a Praça Mauá, na região central, foi destacada como mais um local onde o público poderá curtir o réveillon na cidade, com shows na virada pela primeira vez, assim como Bangu, na Zona Oeste. Além desses lugares e de Copacabana, Praia do Flamengo, Paquetá, Ilha do Governador (Praia da Bica), Parque Madureira, Piscinão de Ramos, Penha (IAPI), Pedra de Guaratiba e Sepetiba serão os outros points para a virada.
A Secretaria municipal de Ordem Pública (Seop) ficará responsável pelo ordenamento urbano, patrulhamento preventivo e apoio ao trânsito, além de fiscalização de estacionamento irregular e proibição de venda de bebidas em garrafas de vidro.
— Destaco a proibição dos cercadinhos na areia. Seremos duros nessa fiscalização e aqueles que insistirem terão suas licenças cassadas. Não trabalharão em 2024, nem no verão — alertou Brenno Carnevale, secretário à frente da pasta, que contará com 1240 agentes Seop e GM, 140 viaturas e 20 motocicletas na virada.
Em Copacabana, serão quatro postos de saúde. Eles começarão a funcionar às 17h do dia 31 e encerram os atendimentos às 5h do dia 1º.
Cada um deles terá 48 leitos, além de 30 ambulâncias à disposição. Outras ambulâncias também estarão estacionadas, fora dos postos, na altura das ruas Miguel Lemos, República do Peru e Gustavo Sampaio.
Com informações de O Globo.





