A onda de calor que se alastra por grande parte do país deve fazer com que oito capitais superem as suas marcas de temperatura máxima até o fim de semana. No Rio, a previsão é que os termômetros chegam a 41º. Nesta quarta-feira (20), três capitais brasileiras (Campo Grande, Boa Vista e Goiânia) bateram seus recordes de calor para este ano. As informações são do serviço de meteorologia Climatempo.
Em Campo Grande, a temperatura máxima registrada na quarta foi de 36,0ºC. O recorde anterior de calor em 2023 tinha sido de 35,2ºC. Em Goiânia, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou 38,3ºC. O recorde anterior foi de 37,7ºC, em 13 de setembro.
Em Boa Vista, os termômetros marcaram 40,6ºC. O recorde anterior era de 40,1ºC, nos dias 9 e 15 de setembro.
O Inmet informou que o Distrito Federal também teve a tarde mais quente do ano nesta quarta-feira. E as temperaturas devem subir ainda mais nestas três capitais, que podem voltar a quebrar novos recordes nos próximos dias.
Estas são as capitais que podem registrar recordes de calor no fim de semana, segundo a Climatempo:
Curitiba: até 35ºC
São Paulo: até 38ºC
Rio de Janeiro: até 41ºC
Belo Horizonte: até 36ºC
Vitória: até 36ºC
Campo Grande: até 39ºC
Cuiabá: até 43ºC
Goiânia: até 38ºC
Brasília: até 34ºC
Palmas: até 40ºC
Teresina: até 40ºC
O aumento da intensidade da onda de calor que afeta o Brasil fez o Inmet aumentar o nível do alerta e colocar mais estados sob um aviso de “grande perigo” por causa das temperaturas acima da média. O mais recente alerta do Inmet é da categoria “vermelho”, que significa “grande perigo”. Ao todo, são nove estados sob o alerta: Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Pará, Goiás, Mato Grosso do Sul e Tocantins.
Nesta quinta-feira (21), os termômetros podem bater 35ºC ou mais em onze capitais. Em duas delas, Palmas (TO) e Cuiabá (MT), a previsão aponta para 40ºC.
Boa Vista: 36ºC
Campo Grande: 37ºC
Cuiabá: 40ºC
Goiânia: 37ºC
Macapá: 35ºC
Manaus: 36ºC
Palmas: 40ºC
Porto Velho: 37ºC
Rio Branco: 35ºC
Rio de Janeiro: 35ºC
Teresina: 39ºC
👉 A elevação dos termômetros tem relação direta com o El Niño muito mais rigoroso neste ano e com a crise do clima (causada pela emissão de gases de efeito estufa), que torna os eventos climáticos extremos mais comuns.





