Chuva provoca alagamentos, bolsões d’água e quedas de árvore no Rio

Sepetiba, São Cristóvão e Grota Funda registraram os maiores acumulados; Niterói, na Região Metropolitana, entrou em estágio de atenção

A chuva que atinge o Rio e a Região Metropolitana na manhã desta quarta-feira (20) provocou bolsões d’água, alagamentos e alterou a dinâmica na rotina de quem trafega pela cidade, principalmente nas zonas Norte, Sul e Sudoeste. Segundo o Centro de Operações Rio (COR-Rio), núcleos de chuva atuam em várias regiões da capital ao longo desta manhã.

Os maiores registros de chuva forte ocorreram em Sepetiba (12 mm), São Cristóvão (9,4 mm), Avenida Brasil/Mendanha (9,2 mm), Recreio dos Bandeirantes (7,8 mm) e Grota Funda (7,2 mm). No acumulado entre meia-noite e 9h, os bairros com maiores índices pluviométricos foram:

Sepetiba: 30,6 mm

São Cristóvão: 28,4 mm

Grota Funda: 24,8 mm

Grande Méier: 24,2 mm

Madureira: 23 mm

A capital registrou um ponto de alagamento na Rua Capitão Sampaio, em Del Castilho. Além do alagamento, também há sete bolsões d’água em diferentes regiões da cidade. Em dois endereços, agentes da CET-Rio já conseguiram mitigar os efeitos. São eles:

– Rua Ricardo Machado, altura da Rua Bela, em Vasco da Gama
– Rua Haddock Lobo, altura da Rua Estácio de Sá, no Estácio

– Rua Bela, atura da Rua Conde de Leopoldina, em São Cristóvão

– Campo de São Cristóvão, altura da Rua Santos Lima, em São Cristóvão

Bolsões abertos:

– Avenida Bortolomeu de Gusmão, altura da Rua Almirante Baltazar, em São Cristóvão
– Rua do Catete, altura da Rua Pedro Américo, no Catete
– Rua Pinheiro Machado, altura do Clube do Fluminense, em Laranjeiras

– Rua Visconde de Niterói, na altura da Quadra da Mangueira

O COR-Rio também informou que uma faixa do Elevado Trinta e Um de Março precisou ser interditada após a queda de uma árvore na altura do Túnel Martin de Sá, no sentido Centro. O trânsito ficou intenso no trecho.

Ainda segundo o órgão, uma faixa também teve que ser ocupada na Estrada Caribu devido a uma queda de galho, próximo à Estrada do Gabinal. Equipes da Prefeitura foram acionadas. O trânsito é lento no local.

Segundo o Alerta Rio, a previsão para esta quarta-feira é de tempo instável, com chuva fraca a moderada a qualquer momento do dia, podendo ocorrer em forma de pancadas. As temperaturas variam entre 17°C e 25°C.

Niterói em estágio de atenção 

Em Niterói, na Região Metropolitana, a Defesa Civil colocou a cidade em estágio de atenção às 8h40 devido à persistência de chuva moderada, com registros pontuais de chuva forte acompanhada de raios.

O órgão alertou para riscos de alagamentos, transbordamento de rios, deslizamentos, interrupções no fornecimento de energia e quedas de árvores.

Ocorrência com queda de árvore na Rua da Conceição, no Centro de Niterói – Crédito: Reprodução

No Centro da cidade, uma árvore de grande porte caiu na Rua da Conceição e interditou temporariamente a via. Segundo relatos, o tronco atingiu um carro que passava pelo local.

O Corpo de Bombeiros informou que foi acionado às 8h, mas não confirmou feridos. Equipes da NitTrans atuam na região para orientar motoristas e organizar o trânsito.

Elevação de rios

O Governo do Estado informou que acompanha as condições climáticas em todas as regiões fluminenses devido à passagem de uma frente fria pelo estado. Segundo o Executivo, equipes da Defesa Civil, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) e demais órgãos de monitoramento permanecem em alerta para possíveis impactos provocados pelas chuvas.

Ainda segundo o Governo do Estado, houve elevação do nível de rios nos municípios do Rio, Paracambi e Engenheiro Paulo de Frontin, sem registros de transbordamento.

Já em Petrópolis, na Região Serrana, foi registrado o transbordamento do Rio Quitandinha, na altura da Rua Coronel Veiga. A Defesa Civil enviou alerta severo pelo sistema Cell Broadcast para moradores da região, e sirenes foram acionadas preventivamente. A via precisou ser interditada ao trânsito.

Também houve acionamento de sirenes em municípios com maior risco hidrológico. São eles:

  • Magé: 10 sirenes
  • Teresópolis: 24 sirenes
  • Petrópolis: uma sirene acionada na região da Coronel Veiga.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading