comScore img tag

Chuva forte causa alagamentos e deixa Grande SP em alerta

No meio da tarde, a precipitação chegou próxima aos 70 milímetros em Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos

A capital paulista enfrentou chuvas intensas nesta quinta-feira (8), com registros de altos volumes em diferentes pontos da capital e da Região Metropolitana. Por volta das 15h, estações meteorológicas indicaram precipitação próxima de 70 milímetros em Mogi das Cruzes e Ferraz de Vasconcelos.

Também houve chuva forte em bairros da zona leste paulistana, como Itaquera e Guaianazes, além dos municípios de Poá, Suzano e Itaquaquecetuba. Às 16h, toda a capital entrou em estado de atenção para alagamentos, segundo o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). No centro da cidade, o acumulado chegou a cerca de 30 milímetros, com reflexos também em áreas da zona sul mais próximas da região central. Santo André e São Bernardo do Campo também foram afetados.

O CGE registrou o transbordamento do Córrego Três Pontes, no Itaim Paulista, às 15h40, e do Córrego Guaratiba, em Guaianazes, às 16h23. A chuva começou a perder intensidade por volta das 17h.

De acordo com o CGE, a tempestade teve origem no interior do estado e se formou de maneira isolada, com potencial para queda de granizo, rajadas de vento, alagamentos e queda de árvores. Ao todo, foram contabilizados 11 pontos de alagamento na capital, sendo dez intransitáveis.

O Corpo de Bombeiros informou ter atendido três ocorrências de desabamento e quatro chamados relacionados a enchentes, sem registro de vítimas. Já a Defesa Civil estadual acionou sirenes de emergência em Ferraz de Vasconcelos devido ao risco de alagamentos.

O órgão alertou que, caso as chuvas persistam ou o cenário se agrave, o Plano de Contingência Municipal poderá ser acionado, com a remoção preventiva de famílias para locais seguros.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading