As fortes chuvas que atingiram o Rio de Janeiro no fim da tarde desta quarta-feira (18), feriado de Cinzas, provocaram bolsões d’água e transtornos no trânsito, principalmente no horário de retorno para casa. A mudança no tempo ocorre com a aproximação de uma frente fria que avança pela costa do Sudeste.
De acordo com o Centro de Operações Rio (COR), por volta das 18h30, a estação da Avenida Brasil/Mendanha registrou chuva forte, com acumulado de 6,6 mm. No mesmo horário, Irajá teve chuva moderada (3,6 mm), enquanto Campo Grande (0,6 mm) e Santa Cruz (0,2 mm) apresentaram índices fracos.
Em Bangu, na Zona Oeste, o volume foi ainda maior: entre 18h30 e 18h45, o acumulado chegou a 14,0 mm, caracterizando chuva muito forte. Outras estações, como Avenida Brasil/Mendanha (5,2 mm) e Campo Grande (4,4 mm), também registraram chuva moderada no mesmo período.
Temperaturas elevadas antes da virada no tempo
Ao longo do dia, a nebulosidade variou e as temperaturas permaneceram altas na capital fluminense. Os ventos sopraram de fracos a moderados, com maior intensidade durante a tarde.
Segundo dados do sistema Alerta Rio, a mínima foi de 22,1°C, às 7h, na estação de Jacarepaguá. Já a máxima chegou a 36,2°C, às 11h50, em Santa Cruz, mantendo o padrão de calor registrado durante o Carnaval.
A tendência, no entanto, é de mudança nas condições climáticas nos próximos dias, com aumento de nuvens e maior probabilidade de chuva.
Previsão do tempo para o Rio até domingo
Para quinta-feira (19) e sexta-feira (20), a atuação da frente fria na costa deve provocar aumento de nebulosidade e chuva fraca a moderada a qualquer momento, com pancadas mais frequentes à tarde e à noite. As temperaturas devem variar entre 20°C e 32°C.
No sábado (21) e domingo (22), a entrada de ventos úmidos do oceano mantém o céu predominantemente nublado, com previsão de chuva fraca a moderada isolada ao longo do dia. Os termômetros devem marcar mínima de 19°C e máxima de 31°C.
A mudança no tempo no Rio ocorre dentro de um cenário mais amplo de instabilidade em toda a Região Sudeste.
Frente fria coloca Sudeste e outras regiões em alerta
Após um Carnaval marcado por sol e pouca chuva, a chegada de uma nova frente fria aumenta as condições para temporais em todos os estados do Sudeste nesta quinta-feira (19). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para chuva volumosa e possibilidade de tempestades.
Além do Sudeste, o sistema também reforça as instabilidades no Centro-Oeste. A previsão indica aumento de nuvens no sudeste de Mato Grosso, sul de Goiás e interior de Mato Grosso do Sul, com pancadas mais intensas no fim do dia.
No Sul do país, a chuva perde força na maior parte da região, com exceção do oeste do Rio Grande do Sul, onde a formação de um cavado pode provocar temporais. O Inmet emitiu alerta laranja para áreas do estado.
Enquanto isso, áreas do Norte e do Nordeste também permanecem sob atenção para possibilidade de chuvas fortes nas próximas horas, ampliando o cenário de instabilidade em grande parte do país.





Deixe um comentário