No primeiro dia útil à frente da Prefeitura do Rio, o prefeito Eduardo Cavaliere (PSD) apresentou uma série de medidas voltadas à mobilidade urbana e à segurança pública. Um deles é a integração do Rio Rotativo Digital, ou Área Azul Digital, ao Jaé, sistema de bilhetagem eletrônica do município.
Com a mudança, o aplicativo passará a concentrar também o pagamento pelo uso de vagas públicas de estacionamento. Segundo o prefeito, a proposta é simplificar o acesso ao serviço e eliminar cobranças irregulares.
Em entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo, ele detalhou como vai funcionar: “A gente vai adicionar um serviço no Jaé, que agora passa a ter, além dos bilhetes públicos municipais para o transporte público, um bilhete público para as vagas públicas. O carioca vai poder usar, para estacionar uma vaga, um aplicativo. E a partir daí, quem cobrar do carioca está cometendo crime, porque é extorsão. É pelo aplicativo e nada mais”.
A previsão é de que em um mês ele detalhe o cronograma de integração dos dois sistemas: “A gente, nos próximos 30 dias, vai apresentar como será implementado e quanto tempo a gente vai precisar para desenvolver no aplicativo, mas este semestre a gente certamente começa a ver a 1ª experiência do aplicativo Rio Rotativo Digital aqui no Rio de Janeiro”.
“Os flanelinhas regularizados e vinculados a algum sindicato vão cumprir um papel somente de fiscalização para saber se aquela placa pagou ou não pagou o estacionamento”, acrescentou.
Transporte público
Na área de transporte público, o novo prefeito destacou que a gestão pretende replicar nos ônibus o modelo de reorganização adotado no sistema BRT.
“No ano passado, a gente precisou fazer acordo na Justiça, com o Ministério Público junto, para que a gente quebrasse a exclusividade dessas empresas, para que a gente pudesse antecipar o fim das concessões, que iam até o final de 2028, com esses ônibus absurdos. Muitos deles são um horror, que deixam a população numa situação que não é digna”, afirmou.
Como parte desse plano, a prefeitura prevê a ampliação da frota ainda este ano, com a chegada de 500 novos ônibus à Zona Oeste.
“A gente assinou, nas últimas 2 semanas, a nova concessão de linha de ônibus do Sistema Rio, uma rede integrada de ônibus urbanos. Ainda esse ano, vamos colocar 500 ônibus na Zona Oeste. Os moradores de Santa Cruz, Campo Grande, de Paciência, de Sepetiba já começaram a ver os 100 primeiros ônibus novos rodando na Zona Oeste, mas esse ano a gente chega a 500”, enfatizou.
Segurança pública
Na segurança, o prefeito ressaltou o preparo da Força Municipal, divisão de elite da Guarda Municipal, destacando o treinamento de agentes concursados aptos ao uso de armamento. Neste domingo (22), os agentes completaram a primeira semana de serviço.
“A partir de agora, todo domingo, ou a cada 15 dias, a gente tem o avanço da Força Municipal numa nova região da cidade. A gente vai apresentar o plano de voo também para a Secretaria de Ordem Pública e para a Guarda Municipal”.
Ele afirmou que a atuação na área deve seguir critérios institucionais, defendendo a separação entre decisões de segurança pública e disputas políticas.
“Temos muito orgulho de ter treinado e preparado esses agentes, são guardas municipais concursados, que se prepararam para poder portar uma arma. Essa integração, na área de segurança pública, sempre aconteceu. Da nossa parte, tratamos de maneira institucional. Não pode ter política onde tem polícia”, declarou.
Primeira agenda pública
Em sua primeira agenda pública, Cavaliere apresentou, neste sábado (21), o projeto do novo sistema de transporte para a Zona Oeste, que será integrado ao Terminal BRT Bairro Imperial Santa Cruz, na Transoeste. Já com obras em andamento e investimento de R$ 73,7 milhões, o terminal tem previsão de conclusão e início da operação no segundo semestre de 2027.
A primeira entrega, com 170 ônibus, está prevista para julho, e a segunda, com 146, para setembro. Até 2028, com as próximas licitações, mais 792 novos veículos serão incorporados à frota, chegando ao total de 1.108 ônibus novos do Sistema Rio na região da Zona Oeste.
“Nada mais simbólico do que começar meu primeiro dia como prefeito do Rio aqui na Zona Oeste, nesse novo terminal intermodal BRT Bairro Santa Cruz. É um símbolo desse legado, da continuidade da gestão, com um olhar no futuro”, afirmou o prefeito.






Deixe um comentário