Casarão no Catete será demolido nesta terça após desabamento; 22 famílias recebem atendimento

Mais de 20 moradores ficaram feridos nesta segunda-feira (8); fachada será mantida, diz Prefeitura

A estrutura do casarão que desabou no Catete, Zona Sul do Rio, na madrugada desta segunda-feira (8), deve ser demolida nesta terça-feira (9) por equipes da Prefeitura.

Durante o desabamento, todos os moradores ficaram feridos, entre idosos, adultos e crianças. O imóvel tinha três andares e abrigava mais de 20 pessoas. Nesta terça-feira, equipes da Secretaria de Conservação vão demolir toda a estrutura, exceto a fachada, que permaneceu intacta após o acidente.

A pasta também informou que ainda avalia se a fachada poderá ser mantida ou se também será demolida, a depender do monitoramento técnico.

Famílias afetadas

Na tarde do mesmo dia, o prefeito Eduardo Paes (PSD) anunciou que as famílias afetadas pelo desabamento receberão auxílio de aluguel social.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), 22 famílias já receberam atendimento. Uma delas aceitou acolhimento institucional. Como há vítimas hospitalizadas, a pasta vai atualizar o número final após nova busca ativa das equipes técnicas.

O Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) Padre Veloso, em Botafogo, também continuará o acompanhamento social dos moradores.

O caso

No desabamento, o jovem Jhonatan, de 21 anos, ficou soterrado até o pescoço e passou cinco horas preso sob os escombros. Ele foi resgatado e seu estado de saúde é estável.

O Corpo de Bombeiros mobilizou 50 agentes para atuar no atendimento às 17 vítimas. Todas receberam atendimento no local, e cinco foram encaminhadas para unidades de saúde, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

As equipes resgataram as vítimas com ferimentos leves sob camadas de concreto, metal e madeira. Drones com câmera térmica e cães auxiliaram na localização das pessoas presas na estrutura.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading