Carteira Nacional do Artesão gera atrito entre deputada governista e secretário de Turismo

Célia Jordão deixou de lado o ar zen e usou o plenário da Alerj para criticar Gustavo Tutuca que, segundo ela, não estaria engajado na distribuição do documento. Tutuca nega, informando que mais de 20 mil artesãos já foram beneficiados

Avessa ao embate e conhecida pela elegância, a deputada Célia Jordão (PL) saiu do salto esta semana e subiu o tom contra o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca. Além de pontuar sobre uma “insatisfação” com a política turística do estado, a parlamentar soltou o verbo dizendo que “Secretaria de Estado não é cartório de deputado”. As críticas ainda continuaram em suas redes sociais. 

A bronca de Célia Jordão seria por conta da Carteira Nacional do Artesão, um documento físico que formaliza a atividade artesanal em todo o território nacional. Os portadores têm acesso a cursos de capacitação, feiras e eventos e demais oportunidades oferecidas pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). Segundo ela, haveria a necessidade de um mutirão no interior para atender quem não tem acesso a essa carteira.  

“Eu não poderia deixar de registrar a minha insatisfação naquilo que diz respeito à condução da política pública dentro da Secretaria de Estado de Turismo, conduzida pelo deputado Gustavo Tutuca. Há muito tempo, solicito mutirão, não só em Angra dos Reis, como em outros municípios, para atender aos artesãos que possuem a necessidade de acesso à Carteira Nacional do Artesão. Não tenho sido atendida no meu pleito, não sei por que razão”, disse Célia, durante expediente final da Alerj, na terça-feira (19/03).

Ex-secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania em Angra dos Reis, a parlamentar argumentou que o Cartão Municipal do Artesão, implantado em sua cidade, ajuda o profissional a adquirir bens, insumos e produtos no comércio, com descontos que vão de 5% até 30%, superior ao oferecido pela Carteira Nacional.

“O recado que quero deixar registrado para o nosso colega, que além de deputado, hoje responde pela Secretaria, é que ele está à frente da condução de uma política pública. Secretaria de Estado não é cartório de Deputado. Eu gostaria de ser atendida na minha solicitação. Já fiz vários ofícios, mas a resposta é sempre a mesma: ‘quando tiver data, quando tiver data’, e esperamos essa data há bastante tempo”, disparou.

Segundo ela, hoje estão ativos no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB) mais de um milhão de artesãos, sendo que no Estado do Rio seriam 17 mil. “Não é a deputada Célia que está sendo prejudicada, mas aquele que precisa dessa Carteira Nacional, que dá acesso ao INSS e a diversos descontos no comércio”, lamentou.

Secretaria de Turismo

Através de nota, Gustavo Tutuca informou que há uma equipe dedicada em tempo integral ao atendimento dos artesãos nas 12 regiões turísticas do Rio de Janeiro. Segundo ele, já foram entregues mais de 23 mil carteiras do artesão, que garantem acesso a políticas públicas, como microcrédito, descontos, participação em feiras e capacitação.

“Nesses três primeiros meses de 2024 trabalhamos no planejamento para ampliarmos o acesso dos artesãos à carteira. Este ano, já fizemos um evento de cadastramento em Pinheiral e entregamos carteiras em Barra Mansa. Na próxima semana, estaremos em Araruama e, em abril, vamos a Angra dos Reis para dar prosseguimento ao trabalho”, finalizou.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading