Carnaval 2026 em Nova Friburgo: conheça os enredos do Grupo Especial

Apresentações acontecem no domingo (15) na Avenida Alberto Braune e prometem emocionar o público com temas históricos, culturais e do imaginário popular

Os desfiles das escolas de samba do Grupo de Acesso e do Grupo Especial de Nova Friburgo, na Região Serrana do Rio, começam nesta sexta-feira (13) e seguem até a terça-feira (17), movimentando a cidade durante o Carnaval 2026 da cidade, considerado o segundo carnaval do Estado.

A expectativa é de que as apresentações reforcem a tradição do carnaval friburguense, com forte participação das comunidades, criatividade nos enredos e grandes alegorias na passarela do samba.

As agremiações do Grupo Especial entram na avenida no domingo (15). Para ajudar o público a se programar, reunimos os principais detalhes dos desfiles, seguindo a ordem oficial das apresentações.

Imperatriz de Olaria abre a noite com história de resistência

A Imperatriz de Olaria leva para a avenida a história de Felicidade, mulher nascida na Guiné e trazida ao Brasil como escravizada. A narrativa passa pela região do Morro Queimado, atual Nova Friburgo, e mostra o encontro entre indígenas, negros e imigrantes que ajudaram a formar a cidade.

Após conquistar a alforria, Felicidade transforma o próprio nome em símbolo de alegria, resistência e diversidade, dando o tom do enredo “Sob o olhar da felicidade”.

A escola desfila com as cores branco e vermelho, quatro alegorias, 17 alas e cerca de 900 componentes. O samba é assinado por Alfredo Fraga, Ana Olívia Verly, Kaisso, Kauan Velloso, Marquinho Mello, Ney Velloso e Yan Mayer.

Alunos do Samba aposta na memória regional

A Alunos do Samba apresenta a trajetória de Mão de Luva, personagem histórico ligado ao período da mineração e à origem do município de Cantagalo. O desfile propõe uma reflexão sobre memória e identidade regional.

Com o enredo “Procura-se, Bandoleiro Mão de Luva”, a escola mostra que a história pode ser contada por diferentes pontos de vista, misturando fatos, lendas e interpretações populares.

A agremiação desfila com as cores azul e branco, quatro alegorias e dois elementos cenográficos, 17 alas e cerca de 950 componentes. O samba é de autoria de Jorginho e Pavão.

Unidos da Saudade leva fantasia e suspense para a avenida

Com uma proposta diferente, a Unidos da Saudade aposta no imaginário popular para construir seu desfile. Vampiros, lobisomens e outras figuras lendárias surgem em clima de suspense e fantasia.

O enredo “Fantasmagórico” transforma o medo em diversão, usando criatividade e efeitos visuais para surpreender o público na passarela do samba.

A escola desfila com as cores branco e roxo, cinco alegorias, 18 alas e cerca de 800 componentes. O samba é assinado por Enéas Cardinot, Átila Silva, Breno Rage e Guto.

Village do Samba encerra com celebração da fé afro-brasileira

Responsável por fechar os desfiles do Grupo Especial, a Village do Samba apresenta um enredo que exalta a fé e a ancestralidade afro-brasileira, transformando a avenida em um espaço de valorização cultural.

Com o tema “Candomblé”, a narrativa celebra os Orixás e destaca a importância da religião como símbolo de resistência e identidade cultural no Brasil.

A escola desfila com as cores verde e branco, quatro alegorias, 16 alas e cerca de 825 componentes. O samba é de Ésio Ferreira, Thieres Silva, Fillipe Alemão, Maria Luiza Fróes, Mayara Nascimento, Luana Gonçalves e Geazi Oliveira.

Deixe um comentário

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading