Campanha da Fraternidade 2024: Explorando Fraternidade e Amizade Social através de “A Biografia do Abismo”

Quarta-feira de Cinzas não apenas anuncia o início da Quaresma, mas também marca o lançamento da Campanha da Fraternidade 2024.

 * Paulo Baía

Ao inaugurar a Quaresma, a Quarta-feira de Cinzas não apenas anuncia o início desse período litúrgico, mas também marca o lançamento da Campanha da Fraternidade 2024, enaltecendo seus 60 anos com a temática “Fraternidade e Amizade Social” e o lema “Vós sois todos irmãos e irmãs”. Fundamentada na Ecíclica do Papa Francisco, Fratelli Tutti, esta campanha ressalta a primazia da amizade social, erigida nos pilares do amor, respeito e tolerância ao próximo, fomentando a busca pela excelência na vida sem quaisquer exclusões.

Durante as cinco semanas de mobilização, que atingem seu ápice na Coleta Nacional da Solidariedade em 24 de março, convoca-se a comunidade a participar ativamente de iniciativas solidárias, tecendo uma trama de apoio que instigue metamorfoses individuais e coletivas.

O lançamento oficial em 14 de fevereiro, encapsulado por um vídeo que veicula a mensagem do Papa Francisco, configura um ponto inaugural de transcendente relevância para este ciclo de reflexão e ação. No entanto, o panorama social do Brasil, como meticulosamente dissecado em “A Biografia do Abismo” pelos autores Felipe Nunes e Thomas Traumann, elucida desafios significativos que assolam a sociedade desde as eleições de 2018.

Ao escrutar a divisão política, os referidos autores realçam como as opções diárias são agora permeadas pela influência política, admoestando sobre os perigos quando o diálogo político é suprimido por distorções verídicas, inflexibilidade e manipulação axiológica. Destarte, a Campanha da Fraternidade de 2024, com a temática “Fraternidade e Amizade Social”, emerge como uma necessidade imperiosa em nosso presente contemporâneo.

“A Biografia do Abismo” meticulosamente debruça-se sobre o afastamento entre amigos e familiares, oriundo de divergências políticas, indagando as raízes desse distanciamento. A obra, perscrutando a “Calcificação Política e Social” como fenômeno global que permeia o Brasil, adverte sobre a fragmentação social fundamentada em valores basilares. Não obstante, ressalta que a tolerância, o respeito e a amizade podem desarticular tal calcificação.

As análises, enaltecidas por especialistas em comportamento humano, sociólogos e outras disciplinas conexas, censuram a ilusão de considerar a “Polarização Política e Social” como efêmera, realçando a necessidade de compreender o estado natural arraigado na sociedade e na política brasileira. A “Biografia do Abismo” sugere que, por meio da fraternidade, é viável atenuar a atmosfera de intolerância radical ao “outro”.

Enquanto a Campanha da Fraternidade procura fomentar a amizade social e a fraternidade, “A Biografia do Abismo” endossa uma análise crítica dos desafios sociais contemporâneos. Este diálogo entre a mensagem positiva da Campanha da Fraternidade e os alertas construtivos da obra acentua a imperiosa urgência de transpor divisões políticas e sociais, almejando uma compreensão mais profunda e uma busca coletiva por uma sociedade genuinamente fraterna e inclusiva.

A Campanha de Fraternidade, com o tema “Fraternidade e Amizade Social”, manifesta-se como uma proposta sintonizada com as demandas prementes do Brasil atual, instigando reflexão e ação em prol de uma convivência mais harmoniosa e solidária.       

* Sociólogo, cientista político e professor da UFRJ.

Mais recentes

Blog no WordPress.com.

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading