BRT Transbrasil passa a operar integralmente a partir desse sábado (30), com 17 estações ao longo do trajeto

As obras ao longo do corredor Transbrasil também incluíram a conclusão de 21 passarelas, sendo 18 delas com acesso às estações

A partir deste sábado (30), o corredor BRT Transbrasil inicia sua operação completa com a inauguração das 17 estações ao longo do trajeto. Estendendo-se por 26 quilômetros e compreendendo dois terminais, Gentileza e Deodoro, estima-se que o corredor transporte diariamente até 250 mil pessoas até o ano de 2030, promovendo uma redução de 50% no tempo de deslocamento.

As obras ao longo do corredor Transbrasil também incluíram a conclusão de 21 passarelas, sendo 18 delas com acesso às estações, além do alargamento dos viadutos sobre a Estrada João Paulo, o metrô de Coelho Neto e a linha férrea em Guadalupe. Atualmente, o corredor opera no trecho Penha-Gentileza, das 10h às 15h.

Durante uma coletiva de imprensa no Centro de Operações Rio (COR) nesta quinta-feira (28), a diretora-presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin, detalhou o funcionamento. Ela explicou que, a partir do sábado, será iniciado o serviço do Terminal Deodoro ao Terminal Gentileza, das 10h às 15h, passando por todas as 17 estações do Transbrasil.

A partir do Terminal Gentileza, os usuários terão acesso a 14 linhas de ônibus municipais e às Linhas 1 e 4 do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), conectando o Gentileza ao Aeroporto Santos Dumont e à Praça XV, respectivamente. O terminal também oferecerá transporte até o Aeroporto Internacional do Galeão (GIG), com uma estimativa de atendimento a cerca de 150 mil pessoas por dia.

Além disso, a partir do sábado, será implementada a operação da calha segregada do BRT. Isso significa que a faixa da esquerda da seletiva, exclusiva para BRTs, será delimitada por segregadores.

Para garantir a segurança na ultrapassagem dos BRTs expressos, a faixa seletiva será segregada com tachões nos trechos próximos às estações. Em áreas de calha simples, apenas ônibus e BRTs serão permitidos, e a velocidade será limitada a 60 km/h, reduzindo para 40 km/h nas proximidades das estações. Toda a operação contará com fiscalização eletrônica e sinalização adequada para orientar os motoristas.

Com informações de O Dia Online

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading