Começa a funcionar o BRT Transbrasil, corredor que vai ligar 18 bairros do Rio

Inicialmente, as viagens funcionam de 10h às 15h, mas a previsão é que essa grade se amplie ainda neste semestre

Após quase dez anos de obras, o corredor do BRT Transbrasil, que liga Deodoro ao Terminal Intermodal Gentileza (TIG) no Centro, começou a funcionar na manhã deste sábado (30). A linha, de 26 quilômetros de extensão e que corta 18 bairros, como Guadalupe, Irajá e Bonsucesso, vai circular todos os dias da semana das 10h às 15h, com viagens no modelo parador e intervalos de dez minutos.

O evento de inauguração contou com a presença do prefeito Eduardo Paes, que fez a primeira viagem do trecho. Segundo a prefeitura, o trajeto completo deve durar cerca de 40 minutos. Mas só o itinerário com Paes, que foi excepcionalmente sem paradas, durou exatos 37 minutos.

— Primeiro, estamos começando uma operação assistida. Já tínhamos iniciado uma ligação da Penha com o Terminal Gentileza. Agora, inauguramos o percurso completo da Transbrasil, ainda fora dos horários de pico, para que possamos testar e ver que erros vamos ter que corrigir e que mudanças serão necessárias. Pedimos muito cuidado aos motoristas nesse início. É fundamental que andem numa velocidade mais lenta — afirmou o prefeito. — Essa é uma obra transformadora para a vida da cidade. Em tese, o cidadão vai poder sair daqui do Centro do Rio e ir até Santa Cruz de BRT, fazendo duas baldeações. Pega o VLT no Aeroporto Santos Dumont, vem até o Gentileza, vai até Deodoro, de lá vai até o Recreio e depois segue para Santa Cruz. Pela primeira vez, temos essas linhas todas integradas. Isso forma uma rede de transportes na cidade que, se somada ao Metrô, aos trens e aos ônibus normais, muda a mobilidade do Rio de Janeiro.

Diretora-presidente da Mobi-Rio, empresa que opera o BRT, Claudia Secin garante que a linha começará a funcionar em sua plenitude, de 4h a meia-noite, ainda neste primeiro semestre.

— Esse é o último corredor do BRT a ser inaugurado, mas é o mais sensível, porque passa pela Avenida Brasil, que é uma via estrutural da cidade, compartilhada por ônibus interestaduais, intermunicipais e de outros países. Por isso que estamos operando primeiro de 10h às 15h, que é um horário de menor movimento, para que o BRT se habitue à Avenida Brasil e a via, ao BRT. A linha 60 sai de Deodoro a cada dez minutos e para em todas as 17 estações, que começaram a ser usadas hoje pelos passageiros. O outro serviço, Penha x Gentileza, que já estava rodando, agora passa a parar nas estações da Avenida Brasil, assim como o Fundão x Gentileza. Antes, não estavam parando porque elas não estavam abertas.

Com previsão de transportar 250 mil pessoas por dia até 2030, o corredor Transbrasil é o quarto a ser instalado no Rio. A linha se soma à operação dos BRTs Transoeste, Transcarioca e Transolímpica.

— É um corredor muito aguardado; foram nove anos de obra. Ele vai possibilitar que o tempo de deslocamento do trabalhador seja encurtado em cinquenta por cento. Então, significa um ganho de tempo para as pessoas. Finalmente, completamos esse sistema de transporte público. O usuário vai ter novas formas de chegar à Barra, por exemplo, de forma mais rápida e segura — destacou Maína Celidônio, secretaria municipal de Transportes.

Com informações do Extra online.

Mais recentes

Descubra mais sobre Agenda do Poder

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading