Brasil 247 – Durante reunião nesta terça-feira (6) com o conselho político dos partidos que dão sustentação à sua candidatura à Presidência da República, o ex-presidente Lula (PT) acusou Jair Bolsonaro (PL) de estar “usurpando o 7 de setembro do povo brasileiro para ser uma coisa pessoal dele”.
Bolsonaro, afirma Lula, está “tratando o 7 de setembro como se fosse uma coisa dele, quando na verdade o 7 de setembro é a comemoração de uma festa de interesse de 215 milhões de brasileiros, porque afinal de contas é a independência do nosso país”.
“Ele poderia ter tido a grandeza de fazer uma grande festa para o povo brasileiro participar, mas ele resolveu fazer para ele, é dele. Ele, que já disse “as minhas Forças Armadas”, está agora dizendo “a minha independência”. É triste, mas é assim”, concluiu o petista.
Mais cedo, com um mote de união e alegria entre os brasileiros, a campanha do candidato à presidência pelo PT, divulgou o vídeo com o pronunciamento do ex-presidente para o bicentenário da Independência do Brasil, que ocorrerá neste 7 de setembro de 2022.
O vídeo narrado pela atriz Marieta Severo afirma que “a nossa bandeira é nossa pátria amada e não é de quem propaga ódio e quer armar o povo, nem de racistas, preconceituosos. O verde e amarelo pertence a todas as cores deste país.”
Na sequência, Lula mantém o tom de união entre os brasileiros e fala em ‘reconquista da independência’. “O 7 de setembro é para ser comemorado com alegria e união por todos os brasileiros. Infelizmente, não é o que acontece hoje. Esse governo abandonou o povo e vem destruindo o país. Eles usam nossa bandeira para mentir, pregar o ódio e incentivar a venda de armas. Eles ameaçam a nossa soberania, e soberania é a defesa do nosso território e nossas riquezas. É respeito à democracia, é povo feliz com comida na mesa e oportunidades. Eu tenho fé que o Brasil vai reconquistar sua independência e voltar a ser respeitado no mundo”, declarou o ex-presidente.
O vídeo também conta com participação do vice de Lula, Geraldo Alckmin (PSB):
“Viva o 7 de setembro, viva nossa independência. Porém, vivemos um momento grave, nossa democracia e nossa soberania estão sob ameaça. E se é isso que está em jogo, precisamos nos unir, acima das diferenças. Do nosso lado tem lugar para todos os democratas, os verdadeiros patriotas desse país. Vamos juntos, eu, você e o Lula, verás que o filho teu não foge à luta. Que o próximo 7 de setembro seja num Brasil de esperança”, disse Alckmin.
Assista ao vídeo:





